De banho e roupas a momentos de descontração: voluntários transformam rotinas de pacientes e acompanhantes em hospital


Grupo Irmã Scheilla oferece suporte a acompanhantes de pacientes internados, enquanto o Projeto Alegria oferece leveza à rotina hospitalar dos pacientes em Bauru (SP). Voluntários acolhem e levam alegria a pacientes e famílias em Bauru
Há mais de duas semanas, Silvia Aparecida Batista de Souza mantém sua rotina dentro de uma casa anexa ao Hospital de Base de Bauru (SP). A dona de casa de Macatuba (SP) não consegue voltar para a cidade onde mora enquanto acompanha o filho, de 33 anos, que está internado no local. O conforto e apoio que ela e outros acompanhantes encontram vêm do Grupo Irmã Scheilla.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Conhecidos como Os Amarelinhos por causa dos coletes que usam, os voluntários oferecem suporte a acompanhantes de pacientes internados há 25 anos. Com a ajuda do grupo, eles podem tomar banho com um pouco mais de conforto, lavar roupa e até fazer refeições.
“Nós não temos como ir e voltar, então é aqui que eu venho para tomar banho, lavo roupa. É uma benção de Deus. Eles abraçam a gente com amor e carinho”, explica Silvia.
Grupo Irmã Scheilla presta apoio aos acompanhantes de pacientes internados no Hospital de Base de Bauru (SP)
Reprodução/TV TEM
Voluntários transformam rotina de pacientes e familiares no Hospital de Base de Bauru
Reprodução/TV TEM
Milton Minei, coordenador do projeto, explica que são os próprios voluntários que se revezam para trazer os alimentos, produtos de higiene e até roupas que são doadas, mas o trabalho vai além, sempre com uma palavra amiga e apoio para todos.
“O grande objetivo é servir ao próximo, então nós estamos aqui para socorrê-los e atendê-los. Com um carinho, uma palavra de conforto, um apoio humano e a nível de alimentação, com café da manhã, café da tarde e ceia”, conta o coordenador.
Projeto Alegria
Já pelos corredores do hospital, um projeto quebra o silêncio característico do lugar. O Projeto Alegria atua na unidade há mais de 30 anos, proporcionando momentos de diversão e descontração para pacientes e familiares, com o objetivo de tornar a rotina hospitalar mais leve.
Projeto Alegria de Bauru (SP) ajuda os pacientes a levarem a rotina hospitalar de forma mais leve
Reprodução/TV TEM
A atuação é feita principalmente na pediatria, com músicas, contação de histórias e até mágicas. Por ano, a estimativa é de que o projeto visite mais de 30 mil pacientes.
“O grande objetivo do projeto é humanizar todo mundo aqui dentro do hospital: os pacientes, os acompanhantes e até os médicos e as enfermeiras, para, de fato, tornar o hospital um ambiente mais feliz, mais alegre para se estar”, conta Pedro Alves Nunes, palhaço e voluntário no projeto.
Carlos Fernando Vieira é pai de Guilherme, que está internado no hospital. Ele relata que o filho fica muito mais alegre depois da visita do Projeto Alegria.
“É muito bom, ele se diverte muito. Quando fica doente, é assim: a gente fica um pouco mais triste, mas, quando chegam as pessoas, ele fica bem mais alegre”, comenta o pai.
Guilherme está internado no Hospital de Base de Bauru
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.