Saiba o tempo de cada candidato a prefeito de Porto Alegre no horário eleitoral gratuito


Sebastião Melo (MDB) terá o maior tempo, com pouco mais de 5 minutos. Maria do Rosário (PT) e Juliana Brizola (PDT) terão cerca de 2 minutos cada uma. Outros cinco candidatos não terão espaço na propaganda de rádio e TV. Tarja anunciando o horário eleitoral gratuito em televisão
Reprodução/TV Globo
Começa, nesta sexta-feira (30), a veiculação do horário eleitoral gratuito em rádio e televisão. Em Porto Alegre, apenas três dos oito candidatos têm direito a tempo de propaganda, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Isso se deve ao tamanho da representação dos partidos na Câmara de Deputados.
Acompanhe a cobertura completa das eleições no RS
Receba no WhatsApp as notícias do g1 RS
Os blocos têm duração de 10 minutos, sendo exibidos duas vezes ao dia: às 7h e às 12h no rádio e às 13h e às 20h30 na TV.
A chapa de Sebastião Melo (MDB) soma 288 representantes na Câmara. Com isso, o candidato à reeleição terá o maior tempo de propaganda: 5 minutos e 36 segundos por bloco.
A chapa de Maria do Rosário (PT) tem 109 parlamentares. Com base nesse contingente, a candidata terá 2 minutos e 19 segundos a cada bloco de propaganda eleitoral.
Já a coligação de Juliana Brizola (PDT) conta com 94 deputados federais. Isso dá à candidata um tempo de 2 minutos e 3 segundos de propaganda.
A cada dia, 2 segundos de sobra serão distribuídos a uma das três campanhas com tempo de rádio e TV.
Os demais candidatos não terão tempo de rádio e TV porque suas coligações não elegeram o mínimo de deputados federais estabelecido pela lei eleitoral. São eles: Carlos Alan (PRTB), Cesar Pontes (PCO), Fabiana Sanguiné (PSTU), Felipe Camozzato (Novo) e Luciano do MLB (UP).
Candidatos à Prefeitura de Porto Alegre nas eleições 2024
Reprodução/RBS TV
Propaganda para vereador
As propagandas dos candidatos a vereador não vão ser exibidas no horário eleitoral gratuito, mas em inserções, de segunda a domingo, ao longo das programações das emissoras de rádio e TV.
A cada dia, serão 140 inserções de 30 segundos cada, das quais 56 serão para os candidatos à Câmara Municipal e 84, para os candidatos à prefeitura).
As 1.960 inserções previstas para os vereadores durante toda a campanha eleitoral estão divididas da seguinte forma, segundo o TRE:
PSOL e Rede: 64
MDB: 161
Podemos: 77
União Brasil: 220
PSDB e Cidadania: 77
PSD: 161
Republicanos: 154
Solidariedade: 39
PP: 178
PL: 361
PT, PCdo B e PV: 298
PRD: 32
PSB: 64
PDT: 74
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.