Empresa de Criciúma pioneira em telha de fibrocimento com fibras sintéticas e vegetais

telha de fibrocimento; Imbralit

A Imbralit, empresa de Criciúma, lidera o mercado brasileiro na produção de telha de fibrocimento, utilizando exclusivamente fibras sintéticas e vegetais – Foto: Imbralit/Divulgação

A telha de fibrocimento foi inventada na Europa e está presente no mercado da construção civil há 130 anos. Por quase um século os fabricantes utilizaram fibras minerais como insumo de reforço, entretanto, a partir da década de 1990 a opinião pública passou a sinalizar um interesse crescente na utilização de insumos mais alinhados com as novas tendências legais e ambientais.

Consciente da importância dessa demanda, a Imbralit, empresa com sede em Criciúma, desenvolveu pesquisas para desenvolver uma solução sustentável, tornando-se a primeira empresa brasileira com capital 100% nacional a fabricar telha de fibrocimento reforçada exclusivamente com fibras sintéticas e vegetais.

Desde a década de 1990, Imbralit realiza pesquisas para utilizar fibras alternativas e ganha pioneirismo no Brasil

A empresa iniciou, ainda na década de 1990, um programa de pesquisa e desenvolvimento de uma nova tecnologia para as telhas de fibrocimento. “Desde o início, percebemos que não seria fácil encontrar uma fibra alternativa que permitisse obter um produto economicamente viável, com o mesmo desempenho e que atendesse aos novos requisitos ambientais”, compartilha a engenheira Camila Tachinski, gestora de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Imbralit.

Para alcançar o seu objetivo, a empresa celebrou no ano 2000 um contrato de transferência de tecnologia com uma empresa européia, líder global em tecnologia de fibrocimento. Logo em seguida, firmou uma parceria de pesquisa e desenvolvimento com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli – USP), o centro de pesquisa em materiais compostos por cimento mais avançado do Brasil.

Apesar do suporte científico qualificado e dos altos investimentos em pesquisas e na conversão do parque industrial, os primeiros resultados não foram animadores. As telhas fabricadas com as fibras alternativas alcançaram um bom desempenho, mas ainda se mostravam uma alternativa cara. “O custo de fabricação dessa nova telha ainda era maior que o preço de venda das telhas convencionais”, revela Camila.

Sendo assim, a Imbralit e seus parceiros de desenvolvimento tecnológico precisaram estender as pesquisas e os testes por quase uma década, até desenvolver uma nova tecnologia para fabricar telha de fibrocimento com fibras alternativas que atendessem às demandas de desempenho e que fossem rentáveis e mais seguras.

O sucesso chegou em 2010, quando a empresa lançou no mercado a telha ondulada de fibrocimento fabricada exclusivamente com fibras sintéticas e vegetais. E no final de 2015, a Imbralit passou a fabricar e comercializar exclusivamente telha de fibrocimento com fibras sintéticas e vegetais.

“Passados quase dez anos da conclusão dessa transição, a Imbralit ainda mantém as parcerias de pesquisa e desenvolvimento firmadas no ano 2000 e continua aperfeiçoando sua linha de telhas onduladas de fibrocimento reforçadas com fibras alternativas, orgulhando-se de ter sido, mais uma vez, pioneira no setor brasileiro do fibrocimento”, destaca Camila.

Conheça a Imbralit, que ganhou o pioneirismo na pesquisa de fibras sustentáveis para a telha de fibrocimento

Com sede em Criciúma e fundada em 1974, a Imbralit é a única indústria de telhas onduladas de fibrocimento no estado de Santa Catarina e a primeira entre as empresas do setor com capital 100% nacional a fabricar produtos de fibrocimento exclusivamente com fibras sintéticas e vegetais.

Além das telhas convencionais, a Imbralit conta com a Imbrafort, que é considerada uma super telha de fibrocimento. Ela conta com maior resistência, maior espessura, maior durabilidade e maior impermeabilidade em comparação às tradicionais.

Se você deseja saber mais sobre a Imbralit, seus produtos de fibrocimento e sobre a Imbrafort, acesse www.imbralit.com.br.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.