A erva número 1 para controlar a pressão arterial

Embora medicamentos possam ser necessários em algumas situações, há coisas que você pode fazer em casa para ajudar a promover níveis saudáveis ​​de pressão arterial. E adicionar ervas como orégano à sua dieta regular pode ser apenas uma delas.

O que é pressão alta? 

A pressão arterial é a força com que o sangue flui do seu coração através das suas artérias. Esse fluxo sanguíneo constante ajuda a levar oxigênio e nutrientes por todo o seu corpo para mantê-lo funcionando no seu melhor.  

A pressão arterial alta, ou hipertensão, ocorre quando a força do sangue contra as paredes das artérias é maior do que o normal. Esta condição é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e é representada por dois números, como 120/80.

A erva número 1 para uma pressão arterial saudável 

Orégano é uma erva comum que você provavelmente já usou na sua cozinha antes. Ele se destaca por conta de um composto, carvacrol, que pode contribuir para reduzir os níveis de pressão arterial. 


Carvacrol é o principal composto de óleos essenciais de muitas plantas.

Orégano é uma das ervas com um composto que pode ajudar no controle da pressão arterial

Créditos: Enez Selvi/istock

Estudos indicam que este composto pode ter um efeito relaxante nos vasos sanguíneos, ajudando a melhorar a circulação e a reduzir a pressão arterial.

O carvacrol atua como um vasodilatador, facilitando o fluxo de sangue e aliviando a tensão nas paredes das artérias, o que contribui para a manutenção de uma pressão arterial saudável.

Além disso, o carvacrol possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam a proteger o sistema cardiovascular contra danos e a promover a saúde geral do coração.

Essas ações tornam o orégano, e especialmente o carvacrol, um aliado natural na prevenção de problemas relacionados à hipertensão e na promoção do bem-estar cardiovascular.

No entanto, é importante lembrar que o consumo de orégano deve complementar e não substituir tratamentos prescritos para hipertensão, sendo sempre recomendado o acompanhamento médico para o controle da pressão arterial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.