O ingrediente responsável pelo amargor e pelo aroma marcantes da cerveja ganhou um evento especial no Vale Germânico. Em sua segunda edição, o Hopfenfest – Festival do Lúpulo reuniu, neste domingo (6), 16 cervejarias artesanais e dezenas de apreciadores da bebida na Cervejaria Clandestina, em Estância Velha.
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP
A programação segue até as 20 horas, com entrada gratuita e shows das bandas Black Tie e Diego Spengler.
Foto: Joceline Silveira/GES-Especial
A proposta do evento é itinerante: a cada ano, uma das cervejarias que integram o roteiro Caminhos das Cervejarias Artesanais será sede do festival. A primeira edição ocorreu em 2024, na Oripacha Cervejaria Pomar, em Morro Reuter.
Durante o evento, foram plantadas 30 mudas de lúpulo — flor considerada a alma da cerveja.
LEIA MAIS: Cores e encanto tomam conta de Ivoti no desfile de Páscoa; veja fotos
“Queremos que as pessoas entendam a importância do lúpulo como matéria-prima essencial, estimular a cultura cervejeira e, com o plantio coletivo, incentivar os visitantes a voltarem e acompanharem o crescimento da planta”, explicou Michele Recktenwald, coordenadora do Vale Germânico.
Foto: Joceline Silveira/GES-Especial
A cultura do lúpulo, tradicional em países como Alemanha e Estados Unidos, vem ganhando espaço e promete um futuro promissor na região.
Para o presidente da Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag) e prefeito de Lindolfo Collor, Gaspar Behne, o festival resgata a essência local: “É a essência do Vale Germânico, pois resgata a cultura dos nossos antepassados”.
Foto: Joceline Silveira/GES-Especial
Rafael (43) e Karollin Lima (42), que produzem cervejas há 17 anos e oferecem mais de 20 estilos diferentes, reforçam a importância da união do setor.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
“Trazer as cervejarias para um evento como esse agrega muito. No fim das contas, somos concorrentes, mas também aliados. Queremos que as pessoas conheçam as cervejas locais e valorizem a produção daqui, porque a qualidade é muito boa”, afirmou Rafael.
Foto: Joceline Silveira/GES-Especial
O público também aprovou a experiência. As amigas Eliane Britz (51) e Eva Hoffmeister (41) vieram de Campo Bom para aproveitar o dia de sol e a variedade de rótulos.
“É um ambiente familiar, muito legal. Experimentei o chopp de frutas vermelhas e aprovei, está ótimo”, contou Eliane, adiantando que Eva foi escalada como motorista da rodada.
Foto: Joceline Silveira/GES-Especial
De Novo Hamburgo, o casal que se define como “cervejeiros amadores”, Caroline dos Santos (45) e Karl Wagner (50) destacou a qualidade da produção local. “A cerveja daqui é a melhor do Rio Grande do Sul. Aromática, com o lúpulo no ponto certo. A gente viaja bastante, mas a produção da nossa região está em um patamar elevado, é diferenciada”, garantiu Karl.
Foto: Joceline Silveira/GES-Especial