Copa da Afia em Gramado agita o esporte master amador

O universo do futebol master amador está com os olhos voltados para Gramado. A cidade foi a escolhida para sediar a World Cup Brasil. Esta é a 39ª edição da competição esportiva no País, mas a primeira no Rio Grande do Sul. Reunindo cerca de 900 participantes – incluindo atletas, delegações e familiares – as disputas são organizadas pela Associação de Futebol Internacional Amador, a Afia.

Gramado Master Platinum é formado por jogadores com mais de 55 anos



Gramado Master Platinum é formado por jogadores com mais de 55 anos

Foto: fotos PMG/Divulgação

São, ao todo, 26 times, alguns com a participação de ex-atletas profissionais. As equipes competem em quatro categorias: Gold 50+, Platinum 55+, Diamond 60+ e Sapphire 65+. As partidas ocorrem no campo da Vila Olímpica, no bairro Várzea Grande. Os jogos podem ser assistidos pela comunidade, com a doação de 1 quilo de alimento não perecível.

Por sediar o evento, Gramado conta com três equipes participantes, Gramado Master Gold (50+), Gramado Master Platinum (55+) e Gramado Master Diamond (60+). As seleções reúnem jogadores que marcaram a história esportiva do município. Nesta sexta-feira, dia 4, ocorrem os últimos confrontos das chaves. Os melhores se encaram nas finais, que serão realizadas, a partir das 7 horas, do sábado, dia 5. Com decisões também, às 9h30, 12 horas e 14h30.

FUTEBOL: Gramadense inicia preparação para jogar a Divisão de Acesso do Gauchão

“Está sendo a grande festa do futebol amador. Estamos com uma programação recheada de turismo e entretenimento”, declara o presidente da Afia, Rogério Donato, ressaltando a participação de equipes de todas as regiões brasileiras. De modo geral, a entidade conta com 450 times associados, em dez países.

Infraestrutura esportiva

Gramado está representada por time na categoria Diamond, para atletas 60



Gramado está representada por time na categoria Diamond, para atletas 60

Foto: PMG/Divulgação

As negociações para trazer o evento esportivo para Gramado iniciaram há mais de dois anos, a partir de uma provocação do Convention & Visitors Bureau da Região das Hortênsias. Após apresentar o destino, a equipe da Afia conheceu a estrutura da cidade, reforçada pelo apoio da iniciativa privada e poder público. Todos os participantes estão hospedados no Wyndham Gramado.

O presidente da Afia conta que Bento Gonçalves também se candidatou para receber a edição. Porém, segundo Rogério, a união entre o turismo e o esporte foi determinante para a escolha por Gramado. “É uma cidade que tem tanto a infraestrutura esportiva quanto preponderância turística. É um destino consagrado e as pessoas ficam realmente muito encantadas. Quando nós fizemos a nossa pesquisa interna com os clientes, a cidade foi muito bem-aceita”, reforça.

INFRAESTRUTURA VIÁRIA: Audiência pública debate demora para conclusão das obras de pavimentação na RS-373 entre Gramado e Santa Maria do Herval

“E outro ponto foi o trabalho do Bureau, que foi incansável e com determinação de fazer dar certo. Estamos com uma programação incrível com passeios e jantares para as famílias e jogadores”, aponta.

Ainda de acordo com o presidente, o evento poderia ter tido uma adesão maior, caso não fossem as incertezas do período da catástrofe climática, no ano passado, e o fechamento do aeroporto de Porto Alegre.

“O que se construiu ao longo do tempo possibilitou que a gente pudesse trabalhar hoje com o turismo esportivo, agregando já no nosso turismo de negócios, de eventos, de lazer. Temos uma estrutura exatamente à disposição para atividades esportivas e eventos do Brasil inteiro”, corrobora o prefeito de Gramado, Nestor Tissot.

Legado para o município

Gramado Master Gold está entre os times que disputam a categoria 50



Gramado Master Gold está entre os times que disputam a categoria 50

Foto: PMG/Divulgação

Uma das contrapartidas da realização do evento na cidade foi a participação dos clubes de Gramado na competição. O secretário de Esporte e Lazer, Lucas Roldo, destaca que o trabalho no turismo esportivo envolve justamente pensar na comunidade. “A Afia promove eventos que o mundo da bola já conhece e todos têm interesse em participar. Fizemos os convites para que os atletas formassem essas seleções com jogadores aqui da nossa região. A ideia é que eles sintam esse pertencimento e quem sabe podem participar de mais etapas e levar o nome de Gramado para outros locais”, afirma.

SEM EMARANHADO DE FIOS: Canela inicia estudo para que área no entorno da Catedral de Pedra tenha fiação subterrânea

“Gramado é uma cidade que vive o turismo e usamos o esporte como uma ferramenta para movimentar essa economia. Estamos confiantes de que esse evento vai crescer. É o primeiro de muitos que vão ser realizados aqui em nossa cidade”, pondera.

Durante o lançamento do evento, na última semana, Lucas adiantou que o complexo da Vila Olímpica passará por uma reforma geral, no ano que vem. O pavilhão, vestiários, arquibancadas e iluminação receberão as melhorias, financiadas através do governo do Estado, pelo Avançar Esporte.

Também para o próximo ano, existe a expectativa da conclusão das obras no estádio do Centro Esportivo Gramadense. Para o secretário, um marco importante para que o turismo esportivo cresça no município.

Oportunidade de viver a experiência

Luiz Steffens



Luiz Steffens

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

O centroavante do Gramado Master Platinum, Luiz Steffens, de 55 anos, conta que é uma oportunidade ímpar fazer parte da competição. Ex-jogador amador do Gramadense e do Esporte Clube Serrano, já conquistou título de competição estadual.

E foi o futebol que trouxe o porto-alegrense à região. Em 1991, Luiz veio para Gramado para jogar no time da antiga Ortopé. No futsal, esteve por 15 anos no Kilo e Kilo. São esses amigos que o esporte o apresentou que se reuniram para representar a cidade na copa da Afia.

PLANEJAMENTO: Lançamento de pedra fundamental marca o início da construção da nova sede da Secretaria de Turismo e Gramadotur

“Fizemos uma seleção com as pessoas que a gente conhecia. É muito legal nos reunirmos novamente depois de tanto tempo. A gente acabou deixando o futebol de lado e fomos para o futevôlei, mas tomamos gosto de novo”, adianta Luiz, reforçando que o time está querendo participar de outras etapas dos eventos esportivos da associação.

Com 25 jogadores e mais cinco integrantes da comissão técnica, o Gramado Master Platinum está com três pontos na tabela. Perderam o primeiro jogo, por 2 a 1, para o CRTUR, de Pernambuco; e viraram o placar, em 3 a 2, contra o Amazon Best Fut, do Amazonas. Agora, aguardam a rodada desta sexta-feira. Se ficarem em primeiro, vão para a final.

“Vamos nos preparar mais para os próximos. Já estamos até marcando algumas partidas pelo Estado. Não é nem pelo preparo físico, mas pela falta de ritmo de jogo e entrosamento. Os times da competição treinam e jogam juntos o ano todo”, frisa Luiz sobre a dificuldade das disputas. “O campeonato é muito bem organizado e estar com os amigos é ainda melhor. Como a gente já tinha parado de jogar em campeonatos, nunca imaginava que poderíamos participar, mas fomos convidados por Gramado ser a sede. É um privilégio poder participar de um evento, que é mundial”, acentua.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.