
A respiração é uma das mais poderosas armas contra a ansiedade, mas a neurociência constatou que a música também desempenha um papel fundamental.
Nada tão novo porque, durante séculos, as culturas indígenas usaram a música para aumentar o bem-estar e melhorar as condições de saúde, porém, agora os cientistas descobriram uma melodia específica é capaz de reduzir a ansiedade.
Segundo uma pesquisa feita por cientistas do Mindlab International, os voluntários que foram expostos à música “Weightless”, do grupo Marconi Union, tiveram uma redução impressionante de 65% na ansiedade geral.
- Por que esta música, segundo estudo, é capaz de reduzir a ansiedade em até 65%
- Casa das Rosas oferece curso gratuito de escrita criativa; inscreva-se agora
- Lista de espera do Prouni 2025: tudo o que você precisa saber
- Série ‘Adolescência’: o alerta de uma pedagoga sobre conversas difíceis que os pais não podem adiar
E há uma razão para a música ter surtido tanto efeito. É que ela foi criada justamente para isso, com a ajuda de terapeutas de som.
As harmonias e ritmos cuidadosamente organizados ajudam a desacelerar a freqüência cardíaca do ouvinte e a reduzir a pressão arterial e os níveis do hormônio do estresse cortisol.
O estudo foi conduzido em participantes que tentaram resolver quebra-cabeças difíceis o mais rápido possível enquanto estavam conectados a sensores.
Os quebra-cabeças induziram um certo nível de estresse, e os participantes ouviram diferentes canções enquanto os pesquisadores mediam a atividade cerebral, bem como os estados fisiológicos que incluíam frequência cardíaca, pressão arterial e frequência respiratória.
De acordo com o Dr. David Lewis-Hodgson da Mindlab International , que conduziu a pesquisa, a música produziu um estado de relaxamento maior do que qualquer outra música testada até hoje.
Descubra esta música incrível no link a seguir:
Outras dicas de saúde na Catraca Livre
Estudos recentes indicam que q meditação aumenta a massa cinzenta do cérebro, especialmente em áreas relacionadas à aprendizagem, memória, regulação emocional. A prática pode ser a chave para melhorar a função cognitiva, atenção, memória, humor e reduzir níveis de estresse. Afinal, o que meditação é capaz de fazer com o seu cérebro?