Comitiva indiana visita Cresol em Francisco Beltrão (PR)


Representantes fazem parte do estado indiano de Karnataka e do principal banco cooperativo da região. Na terça-feira, 20, a Central Cresol Baser recebeu a vista de representantes do governo do estado de Karnataka, na Índia, que vieram ao Brasil para conhecer cooperativas de referência em suas áreas de atuação. Na passagem pelo Paraná, conheceram as experiências da Cresol, instituição reconhecida por suas ações no cooperativismo de crédito.
Ao longo da viagem, passaram pelos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, conhecendo cooperativas de diversos ramos, acompanhados pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Em Francisco Beltrão (PR), a visita aconteceu na sede da Central Cresol Baser; em uma agência da Cresol Tradição, para entender o atendimento ao cooperado; e em uma propriedade de produção leiteira.
O presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, acompanhou a visita pela sede da cooperativa e falou da satisfação em receber a comitiva. “Para nós, é sempre muito satisfatório receber essas visitas, pois mostra a relevância do nosso sistema cooperativo e as experiências importantes que nossos cooperados podem compartilhar”.
A Índia é o país com mais cooperativas no mundo, alcançando mais de 790 mil empreendimentos cooperativistas, que congregam mais de 290 milhões de cooperados. Para isso, o país conta com uma estrutura no governo nacional focada nas cooperativas: o Ministério da Cooperação.
A comitiva foi composta por representantes do governo do estado indiano de Karnataka e do principal banco cooperativo da região, o Banco Estatal Cooperativo de Karnataka. Estiveram presentes Laxman Savadi, membro da Assembleia Legislativa do estado de Karnataka; Ramana Reddy Gundala Subbarayappa, servidor em Trabalho Especial para o ministro da Cooperação; e Devaraju Chikkabhagilu Nanjaiah, CEO do Banco Estatal Cooperativo de Karnataka.
“É muito importante esses espaços de trocas de experiências com cooperativas de outros países e, mais ainda, em poder mostrar como as nossas comunidades estão se desenvolvendo por meio das ações da Cresol”, disse o vice-presidente da Central Cresol Baser, Luiz Tomacheski.
A Cresol Agri-Agência foi a organizadora do encontro com a comitiva. A organização está credenciada junto à Aliança Global de Agri-Agências (Agricord) desde 2018, por meio do Cresol Instituto, e busca promover o cooperativismo solidário e o fortalecimento das organizações cooperativas como uma estratégia para superar as realidades de pobreza do campo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.