A época mais doce do ano está chegando e muitas lojas já contam com a venda de produtos. Com a alta do cacau, que chegou a quase 200% nos últimos 12 meses, muitas marcas apostam em ovos com tamanhos diferentes, além de outros tipos de doces para a Páscoa 2025, como barras de chocolate, bombons, chocolates decorados, entre outros. Neste ano a celebração ocorre no dia 20 de abril.
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Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Amendoim e Balas (Abicab), a produção de ovos de Páscoa deve ultrapassar os 45 milhões. Além disso, há uma maior variedade de produtos. Ao todo serão 803 tipos de produtos de chocolate disponíveis, 94 a mais do que em 2024.
As diferentes opções são bem-vindas neste momento. Pesquisa da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) mostra que apesar de o chocolate continuar como o principal símbolo da Páscoa, os tradicionais ovos já não têm o mesmo apelo entre os consumidores. O motivo não poderia ser outro: o amargo aumento nos preços.
A nova pesquisa da entidade varejista ouviu 302 pessoas com intenção de compra para a data. Para 56,6% dos entrevistados, a compra de ovos de Páscoa diminuiu em relação aos anos anteriores.
Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos consumidores que buscam por opções mais econômicas avaliam sua situação financeira como estável, sem dívidas, mas também sem sobra de recursos (52,3%). “Mesmo diante de desafios econômicos, a Páscoa ainda mobiliza o varejo e o consumo. O consumidor busca manter a tradição, mas de forma mais racional, com alternativas ao tradicional ovo de chocolate“, destaca o presidente da CDL POA, Irio Piva.
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Veja a preferência dos consumidores:
– 48,7% vão presentear com chocolates em formatos variados.
– 43% ainda pretendem comprar ovos de Páscoa.
– 56,6% diminuíram a compra de ovos devido ao preço.