SK Hynix promete até 30x mais performance em HBM de nova geração

A SK Hynix está investindo pesado no desenvolvimento de gerações futuras de memórias HBM, e pretende sair na frente em performance na oferta do produto. Falando no SK Icheon Forum 2024, o vice-presidente da companhia prometeu ganhos de até 30 vezes em desempenho em relação à geração atual da HBM.

“Nós pretendemos desenvolver produtos com 20 a 30 vezes mais performance do que a HBM atual, com foco em introduzir produtos diferenciados”, declarou Ryu Seong-su.

Infelizmente, na fala do executivo não se menciona de qual versão das memórias especificamente ele está falando. Com a chegada da HBM4 logo no ano que vem, o mais provável é que seja uma variante seguinte a essa geração, ou até uma futura chegando depois ainda.

Memórias de banda ampla têm sido a preferência de na fabricação de produtos voltados para o processamento de IA. Ou seja, acompanhando o hype da tecnologia, o interesse por esses componentes têm sido grande também.

Até por isso, o vice-presidente Seong-su aproveitou para dizer que a SK Hynix tem conseguido “enorme interesse” de empresas de tech no segmento de IA. Ele basicamente listou todas as grandes em sua palestra: Apple, Microsoft, Alphabet (Google) e, claro, Nvidia.

A corrida pela HBM do futuro

É evidente que tanto interesse em HBM gera competitividade no segmento. Enquanto acelera o desenvolvimento de HBM4, a SK Hynix já encontra na Samsung uma forte competidora para as atuais HBM3E.

Mais sobre memórias:

A SK Hynix parece ter saído na frente para fornecer produtos à Nvidia, depois que a fabricante das RTX encontrou problemas nas memórias da Samsung. Entretanto, esse quadro já foi resolvido pela empresa, que está de volta ao páreo com suas memórias HBM3E.

Segundo o WCCFTech, as duas empresas têm planos de lançar HBM4 entre o meio e final de 2025, então a qualidade dos produtos vai ser novamente determinante para quem fica na frente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.