Como está a estrada para Gramado? RS-115 tem degraus e rachaduras; EGR anuncia obras

Quem se desloca entre o Vale do Paranhana e Gramado pela RS-115 precisa ter atenção redobrada ao passar pela região do pedágio de Três Coroas. Há degraus de quase 20 centímetros e rachaduras na pista em ambos os sentidos ao norte do pedágio, na altura do quilômetro 23. É preciso passar em baixa velocidade pelo local.

RS-115 tem degraus e ondulações no asfalto perto do pedágio de Três Coroas | abc+



RS-115 tem degraus e ondulações no asfalto perto do pedágio de Três Coroas

Foto: Igor Müller/GES-Especial

O problema tem cerca de meio quilômetro de extensão e desafia os motoristas há dois meses. Foi durante a chuvarada de maio que o solo cedeu, provocando desníveis no asfalto. Responsável pela manutenção da RS-115, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) chegou a fazer um reparo emergencial, mas que foi insuficiente. A EGR diz que monitora a situação do terreno.

Por meio de nota, a EGR informou ao Grupo Sinos que a previsão é começar uma obra definitiva no local no início de agosto. Na próxima quinta-feira (2) será realizado um pregão eletrônico para definir a empresa que será contratada. Haverá obras também em outros trechos entre Taquara e Gramado, informa a EGR.

A RS-115 é o caminho mais usado entre a Grande Porto Alegre e o Vale do Sinos e a região de Gramado e Canela. Além do quilômetro 23, perto do pedágio, houve danos estruturais durante as chuvas de maio em pelo menos outros três pontos, segundo a EGR.

Atenção também em outros pontos da RS-115

No quilômetro 25, em Três Coroas, cerca de 70 metros de asfalto foram levados pela água nas chuvas de maio. Em duas semanas a EGR construiu talude e aterro, liberando o tráfego naquele local. Foram usados 14 mil metros cúbicos de material para garantir o preenchimento da área, informou a EGR.

EGR trabalha na construção de talude às margens da RS-115, em Gramado | abc+



EGR trabalha na construção de talude às margens da RS-115, em Gramado

Foto: Igor Müller/GES-Especial

Segundo a empresa, no quilômetro 38, em Gramado, equipes trabalham para reconstruir um talude de contenção às margens da rodovia, no sentido capital-interior. A conclusão da obra está prevista para a segunda quinzena de agosto. O trânsito flui no local com interrupções pontuais durante o dia.

Já no quilômetro 30, também em Gramado, uma parte da pista cedeu. Equipes da EGR já realizaram a recuperação inicial do local e seguem monitorando. “O trânsito no local foi reordenado e flui normalmente”, garante a EGR, pontuando que “a previsão é iniciar a reconstrução do talude e do aterro no início de agosto”. A obra deve ser concluída em até 30 dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.