Pais e alunos buscam alimentação sustentável em escolas e universidades

Pesquisa também destaca que 91% dos brasileiros veem as refeições sustentáveis de maneira otimista, acima da média global de 74% – DimaBaranow/Depositphotos

A 2ª edição da pesquisa internacional de sustentabilidade – Food Barometer, conduzida pela Sodexo em parceria com o Instituto Harris Interactive, aponta um movimento crescente em favor da alimentação sustentável nas mais diferentes ocasiões do dia a dia, principalmente no consumo fora de casa.

O estudo revela que 62% dos pais e 58% dos estudantes entrevistados possuem a intenção de consumir alimentos mais sustentáveis nos ambientes de escolas e universidades, refletindo uma mudança significativa nas percepções e expectativas no ambiente acadêmico.

Com quase 7,3 mil entrevistados em cinco países – França, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e Índia, a pesquisa também destaca que 91% dos brasileiros veem as refeições sustentáveis de maneira otimista, acima da média global de 74%.
 
“As instituições de ensino não são apenas locais de aprendizado, mas também espaços onde podemos transformar a relação das pessoas com a alimentação. Ao atender à demanda por refeições sustentáveis, acredito que contribuímos para moldar novos hábitos positivos. Dessa forma, reafirmamos nosso papel como protagonista na construção de um planeta mais sustentável e influenciamos as próximas gerações”, aponta o diretor do segmento de negócios Escolas & Universidades da Sodexo, Sergio Caires.

A proporção da população que deseja consumir produtos mais sustentáveis também se destaca em restaurantes (62%), estabelecimentos de saúde (58%) e refeitórios de empresas (57%). Em contrapartida, 51% dos consumidores disseram não priorizar a alimentação sustentável em eventos esportivos e culturais.

Esse comportamento pode ser explicado pela preferência por alimentos indulgentes nessas ocasiões, que proporcionam prazer imediato e evocam sensações de conforto e bem-estar. Muitas vezes, essa escolha está associada a uma memória afetiva, como a experiência de consumir itens característicos desses eventos, criando uma conexão emocional que supera a preocupação ambiental no momento.
 
Esse contraste evidencia o potencial de instituições de ensino como motores para mudanças estruturais nos hábitos alimentares. A conscientização e a educação se mostram os pilares fundamentais para transformar as intenções em ações. A pesquisa também mostra que 36% dos entrevistados esperam que as empresas como a Sodexo, que atuam no segmento do food service e que são responsáveis pela alimentação das pessoas, desempenhem um papel ativo na educação alimentar e precisam promover escolhas sustentáveis. 

Iniciativas em escolas e universidades

Com 72% do seu negócio focado em alimentação no Brasil, a Sodexo atua no ambiente escolar promovendo uma alimentação saborosa, saudável e sustentável, foco na redução de impactos ambientais com o controle do desperdício de alimentos e preservação de recursos naturais.

A redução do impacto no meio ambiente é o principal benefício espontâneo associado pelos entrevistados à alimentação sustentável. Entre as suas principais iniciativas da Sodexo para entidades de ensino, destacam-se:

  • Palestras e treinamentos para toda a comunidade escolar, abordando temas como dieta balanceada, práticas conscientes relacionadas a sustentabilidade e impacto da nutrição no desempenho escolar.  
  • Cardápios de baixo impacto ambiental, alinhados aos princípios ESG (Environmental, Social and Governance, que em português significa Ambiental, Social e Governança) nas lanchonetes e restaurantes das escolas e universidades em que atua. As receitas de baixo impacto ambiental estão alinhadas à meta de ter 70% dos pratos principais da companhia de “baixo carbono” até 2030. 
  • Treinamentos contínuos dos chefs para ampliar o uso de proteínas vegetais em seus cardápios, priorizando alimentos à base de plantas (como legumes, hortaliças, grãos, leguminosas, castanhas e sementes). 
  • Distribuição de materiais educativos, como a newsletter mensal “Hora do Intervalo” e e-books, que fornecem orientações nutricionais e dicas para hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, tanto na versão português quanto em inglês. 
  • O gibi “Os Guardiões da Sustentabilidade”, que aborda de forma lúdica a alimentação sustentável, descarte correto de resíduos e redução do desperdício.  
  • Cozinha Inteligente utiliza tecnologia de ponta para diminuir o consumo de água, eletricidade, gás e elimina as frituras de imersão em escolas.

Outras dicas de Saúde na Catraca Livre:

Não é segredo para ninguém que a prática de exercícios físicos impacta diretamente a saúde e a qualidade de vida. E quando o assunto é saúde do coração, a atividade física e a melhora do condicionamento estão diretamente associadas a prevenção de doenças crônicas e a redução da mortalidade. Por isso, confira: 4 exercícios que podem reduzir em 36% o risco de morte por doenças cardíacas
 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.