Reino Unido alerta brasileiros sobre golpes na solicitação da ETA

A Embaixada do Reino Unido no Brasil emitiu um alerta para viajantes brasileiros sobre golpes na solicitação da Autorização Eletrônica de Viagem (ETA), documento obrigatório para entrar no país.

O governo britânico reforça que o pedido deve ser feito exclusivamente pelo aplicativo oficial para iPhone e Android ou pelo site do governo do Reino Unido.

Reino Unido vai exigir autorização de viagem para brasileiros

O comunicado destaca que criminosos oferecem serviços falsos de solicitação da ETA, que não são reconhecidos pelas autoridades britânicas.

Para evitar fraudes, a orientação é verificar se o site tem domínio terminado em “.uk” e conferir o valor da taxa, que em janeiro de 2025 é de £ 10 libras (R$ 72,97). Qualquer valor diferente deste é motivo de suspeita.

O governo britânico também alerta que não aceita PIX, apenas cartão de crédito, débito, Apple Pay ou Google Pay. Caso o site acessado pelo viajante brasileiro ofereça outras opções de pagamento, é fraude.

ETA: Autorização para entrar no Reino Unido

Desde 8 de janeiro de 2025, brasileiros e demais pessoas sem nacionalidade britânica que pretendam viajar ao Reino Unido, para períodos de permanência inferiores a seis meses, precisam de uma autorização eletrônica de viagem (Electronic Travel Authorization – ETA).

A medida se aplica a portadores de todos os tipos de passaportes (comuns, oficiais e diplomáticos).

O procedimento para tirar o ETA é fácil e leva poucos minutos

A ETA é válida por até 2 anos. A autorização permite múltiplas viagens ao Reino Unido durante esse período. No entanto, caso o passaporte vença ou o cidadão obtenha um novo passaporte por qualquer motivo, será necessário solicitar uma nova ETA. 

Mesmo com a ETA, o brasileiro, ao ingressar no Reino Unido, ainda vai precisar passar por um oficial da imigração britânica. Ou seja, a aprovação da ETA não garante a entrada no Reino Unido. Informações adicionais podem ser encontradas no site oficial (acesse aqui).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.