“É meu dever fiscalizar in loco”, aponta o vereador Ezequiel Vargas

Estreante na política, o segundo parlamentar mais jovem da Câmara de Vereadores de Canoas, Ezequiel Vargas (PL), 27 anos, chega ao seu primeiro mandato com o desafio de fazer jus ao discurso e às promessas de campanha. Eleito com 1.972 votos, o ex-motorista de aplicativo promete renovação, transparência e fiscalização para a legislatura 2025/2028.

Ezequiel Vargas (PL)



Ezequiel Vargas (PL)

Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

“A saúde será o carro-chefe do meu mandato. A segurança, o transporte público e a educação também serão pautas prioritárias. Fui tutelado e chancelado pelo povo. O vereador possui dois papéis fundamentais: criar projetos de lei (PLs) e fiscalizar. É meu dever auxiliar na resolução de problemas e fiscalizar in loco”, afirma Ezequiel.

Natural de Canoas e morador do bairro Igara, o vereador fala sobre os primeiros PLs que apresentará na Câmara.

“Vamos propor transparência na escala dos médicos que prestam serviço nas Unidade de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais da cidade. O cidadão tem direito de saber. A escala deverá ficar exposta na unidade para que todos tenham acesso às informações, como nome completo do médico (a), especialidade, horário de início e término do plantão, por exemplo.”

O segundo projeto destacado por Ezequiel visa congelar o reajuste salarial dos vereadores a partir de 2029.

“Para esta legislatura não conseguimos, mas para a próxima, sim, [se aprovado]. É uma questão legal, qualquer alteração que seja salarial está prevista em lei que, só, seja vigente para os próximos mandatos”, explica.

Ezequiel compõe a base do governo, no entanto, o parlamentar diz estar comprometido com o povo e a fiscalização dos problemas enfrentados pelo município.

“Estamos fazendo um choque de atuação nos espaços públicos da saúde. Já nos primeiros 15 dias do ano, visitei UPAs e hospitais. Mesmo com a prerrogativa de vereador, encontrei dificuldade de acesso às informações e até minha entrada em algumas unidades foi questionada. Meu papel é cobrar de maneira independente. Sou do partido do prefeito Airton, mas isso não vai impedir que eu fiscalize e cobre o que está errado.”

Cursando Processos Gerenciais, Ezequiel salienta que possui boa relação com os demais vereadores. Para conseguir aprovação de projetos, o jovem destaca o diálogo e o embasamento dos projetos.

O monopólio de décadas no transporte público canoense é denominado por Ezequiel como “uma luta ferrenha”.

“Encaminhei um pedido de esclarecimentos, assinado pelo prefeito, para a Sogal. Eles têm até 30 dias para informar qual é a idade média da frota, a tecnologia de controle de emissão de gases, o plano de renovação da frota e também o plano de inclusão de acessibilidade”, frisa o vereador.

O parlamentar afirma que a redução de idade da frota, de 20 para 12 anos, e novas licitações para o transporte ganharão atenção especial.

Na segurança, Ezequiel defende o aumento do efetivo da Guarda Municipal.

“Pelo tamanho populacional, deveríamos ter cerca de 210 guardas. Atualmente, temos menos de 50. Lutarei pela ampliação e qualificação dos profissionais.”

Entrevistas com a nova legislatura da Câmara

Esta conversa integra uma série de entrevistas realizadas com os novos vereadores da Câmara Municipal de Vereadores de Canoas. São políticos que não estavam na legislatura passada e agora fazem parte do Legislativo canoense. Ao todo, são oito entrevistas, com perguntas padrão, que serão publicadas em ordem alfabética.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.