BR-116: Obras no trecho da Serra gaúcha devem ser aceleradas; saiba estimativa para conclusão

O transtorno para os moradores de Nova Petrópolis e Picada Café que precisam transitar pela BR-116 deve amenizar em breve. Uma reunião entre as comitivas dos dois municípios com o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hiratan Pinheiro da Silva, mobilizou uma força-tarefa com o objetivo de cobrar agilidade na conclusão das obras.

Sistema pare e siga entre Picada Café e Nova Petrópolis tem intervalos de 10 minutos | abc+



Sistema pare e siga entre Picada Café e Nova Petrópolis tem intervalos de 10 minutos

Foto: Marco Dieter/PMPC

A estimativa é que em janeiro a situação comece a melhorar com a entrega de etapas das obras em cada cidade, o que reduzirá o tempo de espera no sistema pare e siga. Os trechos entre Nova Petrópolis e Picada Café e entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul sofreram avarias e desmoronamentos em consequência das fortes chuvas e enchentes que atingiram o Estado nos últimos anos.

Com isso, a necessidade de utilização de trechos alternativos para acessar outros municípios levou a um aumento significativo da quilometragem percorrida por moradores e visitantes. “O Dnit tem melhorado os serviços no nosso município, isso é inegável. Mas precisamos dessa aceleração para que tenhamos um fluxo normal na região”, afirma o prefeito de Picada Café, Daniel Rückert.

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Comitivas de Picada Café e Nova Petrópolis cobram agilidade do Dnit | abc+



Comitivas de Picada Café e Nova Petrópolis cobram agilidade do Dnit

Foto: Marco Dieter/PMPC

Entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul, o fluxo é realizado em meia pista, com intervalos de 25 minutos. O trecho entre Picada Café e Nova Petrópolis segue no mesmo esquema, com intervalos de 10 minutos. “A BR-116 é nossa principal via, ela nos corta de uma divisa à outra e impacta no deslocamento interno e com as outras cidades”, reforça Rückert.

Em 2024, em razão dos desmoronamentos, trechos de acesso entre Nova Petrópolis e as demais cidades da região chegaram a ficar completamente obstruídos. “Nova Petrópolis sofreu perdas imensuráveis em função das enchentes. Turismo, indústria, agricultura e comércio foram afetados pelas dificuldades de acesso ao município, levando ao fechamento de estabelecimentos comerciais”, afirma o prefeito do município, Daniel Carlos Michaelsen.

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Agilidade é prioridade

Com o compromisso de agilizar as obras por parte do Dnit, a estimativa é que as dificuldades sejam diminuídas ao longo do ano. Durante o encontro com as prefeituras, o órgão nacional informou que deve liberar em fevereiro um cronograma definitivo das obras realizadas no Estado, o que inclui as datas de conclusão, que não devem ultrapassar o ano de 2026. A meta é que os sistemas de pare e siga sejam totalmente eliminados ainda neste ano.

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