CadÚnico terá reforma em 2025; veja quais serão as mudanças e quando entram em vigor

Cadastro Único (CadÚnico), sistema que cadastra famílias para receberem benefícios como Bolsa Família e o Pé de Meia, passará por uma reforma em 2025. Segundo o governo federal, a partir de março de 2025, o novo CadÚnico entrará em operação. 

Quando a reforma do CadÚnico entra em vigor e o que muda em 2025 | abc+



Quando a reforma do CadÚnico entra em vigor e o que muda em 2025

Foto: Divulgação/Agência Gov

A nova plataforma busca simplifir o cadastro das famílias, tanto para a população como para os operadores do sistema. A plataforma permitirá a interligação on-line de diferentes bases de dados do Governo Federal e a automatização de processos, agilizando a inserção de informações e a atualização dos dados das famílias. A última atualização do Cadastro Único ocorreu em 2010. 

LEIA TAMBÉM: AUXÍLIO GÁS: Conheça o benefício e saiba como receber o dinheiro extra

Quais são as principais mudanças

– o sistema do CadÚnico será integrado a outras bases de dados públicas e privadas;
– no momento da inclusão ou atualização de dados de alguém, as informações sobre aquela pessoas serão buscadas e incluídas de forma online e automática;
– o cruzamento de dados permitirá, sobretudo a partir do CPF, saber se os dados são realmente da pessoa que está se inscrevendo, além de verificar se aquele CPF está regularizado ou se a pessoa tem alguma pendência em seu nome;
– o sistema também estará integrado com a biometria das pessoas cadastradas;
todas as informações sobre aquele CPF, mesmo os eventos que ocorrerem após o cadastramento, estarão visíveis – – no sistema apenas com a busca do CPF, como o registro de um emprego formal, por exemplo.

(*) Com informações da Agência Gov e do g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.