Estudo sugere o que beber para prevenir câncer de cabeça e pescoço

O que o consumo de café e chá tem a ver com câncer de cabeça e pescoço? De acordo com uma nova pesquisa publicada no jornal Cancer, da Sociedade Americana do Câncer, essas bebidas podem ter um papel importante na prevenção desse tipo de tumor.

Os sinais e sintomas de câncer de cabeça e pescoço

Os resultados apontam que o consumo de café com cafeína está relacionado a uma menor probabilidade de desenvolver câncer de cabeça e pescoço.

Como o café influencia no risco de câncer?

Entre os participantes do estudo, aqueles que tomavam mais de quatro xícaras de café por dia apresentaram uma redução de 17% no risco de ter câncer de cabeça e pescoço em comparação com quem não bebia.

Além disso, beber essa quantidade de café também foi associado a uma diminuição de 30% no risco de câncer na cavidade oral e 22% no risco de câncer de garganta.

Para o câncer de hipofaringe, localizado na parte inferior da garganta, a redução foi ainda mais expressiva: 41% com o consumo de três a quatro xícaras diárias.

Embora menos estudado, o café descafeinado também apresentou associação com menor risco de câncer. O estudo mostrou que ele está ligado a uma redução de 25% no risco de câncer de cavidade oral, o que reforça que não é apenas a cafeína que traz benefícios, mas também outros compostos bioativos do café.

Qual é o impacto do consumo de chá?

O chá também mostrou efeitos protetores, mas com algumas ressalvas. Beber até uma xícara por dia foi associado a uma redução de 9% no risco geral de câncer de cabeça e pescoço e uma redução de 27% no risco de câncer de hipofaringe.

Porém, o consumo acima de uma xícara esteve ligado a um risco 38% maior de câncer de laringe, indicando que a quantidade ingerida pode influenciar de forma diferente.

Para chegar a esses resultados, os pesquisadores coletaram dados de 9.548 pacientes diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço, além de informações de 15.783 indivíduos sem a doença, formando o grupo de controle.

O que isso significa para a saúde?

Embora os resultados sejam promissores, os autores do estudo enfatizam que os hábitos de consumo de café e chá são complexos e que mais pesquisas são necessárias para entender plenamente o impacto dessas bebidas sobre o risco de câncer.

Yuan-Chin Amy Lee, autora sênior do estudo, destaca que “até mesmo o café descafeinado teve algum impacto positivo”, sugerindo que diferentes componentes podem contribuir para os efeitos protetores.

Assim, aproveitar uma boa xícara de café ou chá com moderação pode ser um hábito que vai além do prazer, oferecendo possíveis benefícios para a prevenção de alguns tipos de câncer. No entanto, manter uma dieta equilibrada e seguir orientações de especialistas continua sendo fundamental para a saúde geral (saiba mais clicando aqui).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.