Ryzen Threadripper 9000 “Shimada Peak” de 64 e 32 núcleos são listados em manifesto

A AMD expandiu muito sua linha de processadores Ryzen durante a CES 2025, mas ainda não quis trazer nenhuma novidade sobre sua série Threadripper. As enormes CPUs da companhia, no entanto, devem ter algum anúncio eventualmente, uma vez que não param de aparecer em vazamentos. Agora foi a vez das SKUs de 64 e de 32 núcleos “darem as caras”.

Como já aconteceu antes com os Threadripper 9000 de 96 e 16 núcleos, as novas opções vazaram no NBD, uma base de dados que reúne manifestos de transporte. Infelizmente não são oferecidos detalhes além da contagem de núcleos e da confirmação de que esses produtos usam o mesmo socket da geração passada.

Imagem de manifesto de transporte revela Threadripper 9000 de 64 e 32 núcleos.
Fonte: NBD

É válido ressaltar que Threadripper 9000 ainda não é o nome oficial. Uma vez que esses processadores são baseados em Zen 5, espera-se que eles vão seguir a mesma nomenclatura dos Ryzen 9000 já disponíveis. A série atualmente também é conhecida pelo seu codinome “Shimada Peak”.

Contando com vazamentos anteriores, parece que a série Threadripper 9000 vai oferecer modelos de 16, 32, 64 e 96 núcleos, assim como seus antecessores da geração “Storm Peak”, baseada em Zen 4. Curiosamente, tivemos primeiro o vazamento dos modelos de entrada e high-end, e agora os intermediários.

Threadripper 9000 tem muitas semelhanças com 7000

Não é apenas na contagem de núcleos que os Threadripper “Shimada Peak” se aproximam de seus antecessores. Aparentemente, segundo os vazamentos de manifesto, os processadores vão manter o mesmo TDP de 350W de sua geração anterior também.

Tabela compara gerações do Threadripper
Fonte: VideoCardz

Com socket igual e mesmo TDP, vai ser fácil para muitas empresas – e alguns usuários domésticos – apenas substituir o processador para fazer um upgrade.

Notícias relacionadas:

Outra semelhança é que a AMD também parece não ter pressa para revelar sua geração “Shimada Peak”. Os Threadripper 7000 foram revelados bem depois dos Ryzen 7000, e a companhia parece estar seguindo a mesma ideia para a nova geração também.

Fonte: VideoCardz

Adicionar aos favoritos o Link permanente.