Petra: conheça 5 curiosidades sobre a “cidade perdida” da Jordânia

Localizada na Jordânia, a antiga cidade de Petra é conhecida por sua arquitetura esculpida em rocha.

Localizada na Jordânia, a antiga cidade de Petra é conhecida por sua arquitetura esculpida em rocha. Além disso, o lugar é um dos sítios arqueológicos mais importantes e fascinantes do mundo.

Com isso, o destino possui diversas curiosidades e segredos, que revelam a história dos antigos povos que viveram na terra. Assim, acredita-se que a Cidade Rosa, como é conhecida, foi fundada em 312 a.C. e se tornou a capital do povo nabateu.

Te contamos 6 curiosidades sobre Petra que irão te surpreender.

Tumba de 2 mil anos

Recentemente durante escavação, arqueólogos descobriram uma tumba de 2 mil anos com 12 esqueletos. Dessa forma, os artefatos foram encontrados na famosa Tesouraria de Petra, que é conhecida como ‘Al-Khazneh’, “a tesouraria do faraó” em português.

Assim, as análises dos sedimentos e materiais identificaram que os sepultamentos ocorreram entre meados do século I a.C. e o início do século II d.C.

Sistema hidráulico avançado

Petra não é apenas famosa por sua arquitetura esculpida nas rochas, mas também por seu sistema de engenharia. 

Petra não é apenas famosa por sua arquitetura esculpida nas rochas, mas também por seu sistema de engenharia.

Dessa forma, os nabateus desenvolveram canais, aquedutos e reservatórios que armazenavam e distribuíam água em uma região desértica, permitindo a prosperidade da cidade.

O enigma do Tesouro 

O Al-Khazneh é a fachada mais famosa de Petra. Apesar de sua imponência, acredita-se que sua função original não era armazenar tesouros, mas sim servir como um túmulo real ou templo. 

Com isso, lendas locais afirmam que a “tesouraria” se refere a riquezas escondidas pelo faraó.

Cidade cinematográfica

A cidade ganhou fama internacional ao ser cenário de filmes como Indiana Jones e a Última Cruzada.

Petra ganhou fama internacional ao ser cenário de filmes como Indiana Jones e a Última Cruzada. Assim, a inclusão em produções de Hollywood aumentou o interesse turístico e ajudou a preservação do local.

Um patrimônio mundial em risco

Em 1985, Petra foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. No entanto, o fluxo intenso de turistas, a erosão natural e o impacto ambiental colocam a cidade em risco. 

Desse modo, esforços de conservação estão em andamento para garantir que as futuras gerações também possam admirar essa maravilha histórica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.