25º BPM passa a contar com linha de tiro dentro do próprio batalhão

O 25º Batalhão de Polícia Militar (25º BPM) inaugura nesta quinta-feira (16) sua linha de tiro própria. A iniciativa, inédita em batalhões da Brigada Militar na região, foi patrocinada pela Taurus. A inauguração, marcada para as 15 horas, deverá contar com a presença de autoridades e de representantes da empresa e, também, com um campeonato de tiro, que reunirá integrantes do batalhão.

Espaço que será inaugurado nesta quinta-feira (16) foi patrocinado pela Taurus e é inédito na região



Espaço que será inaugurado nesta quinta-feira (16) foi patrocinado pela Taurus e é inédito na região

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

O espaço localizado em um dos pavilhões da sede do 25º BPM, na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, no Centro de São Leopoldo, tem 14 metros de comprimento, por 2,5 metros de altura e 2,5 metros de largura. A estrutura conta com um sistema moderno de alvo móvel e duas raias de tiros.

Ela possibilitará treinamentos e reciclagens mais frequentes a policiais da unidade e de batalhões vizinhos. Segundo o comandante do 25º BPM, o tenente-coronel Marcelo da Silva Bueno, antes os treinamentos eram feitos em espaços do Exército ou na Sociedade Caça a Tiro pelo menos uma vez por ano, dentro do Plano Anual de Educação Continuada (Paec) da BM.

LEIA TAMBÉM: Instituto Penal de São Leopoldo inaugura o seu cercamento eletrônico

“Agora, estes treinamentos e reciclagens poderão ser feitos semanalmente ou até diariamente”, frisa o comandante. Segundo ele, no espaço serão aperfeiçoadas práticas como decisão de tiro e qualidade do disparo. “É um grande ganho para nós e que trará, também, mais policiamento para a comunidade, uma vez que policiais de outros batalhões poderão vir para cá realizar seus treinamentos”, destaca o coronel.

Conforme ele, a estrutura levou cerca de três meses para ser construída e ficou pronta em meados de outubro do ano passado. O comandante destaca, ainda, que a articulação para a instalação de uma linha de tiro dentro do batalhão foi feita pela major Bibiana Beck Menezes, que deverá ser homenageada na cerimônia de inauguração, bem como o CEO global da Taurus, Salésio Nuhs.

Investimento de R$500 mil

De acordo com o CEO global da Taurus, Salesio Nuhs, a empresa investiu no espaço R$500 mil. Segundo ele, foi adquirido e fornecido ao 25º BPM o que há de mais moderno em tecnologia para linhas de tiro e treinamento, incluindo alvos móveis eletrônicos, abafadores de ruído e exaustores, com toda estrutura e equipamentos de acordo com as melhores práticas de segurança e sustentabilidade.

VIU ESTA?: PT e PDT de São Leopoldo trocam farpas por meio de notas nas redes sociais

Nuhs destaca, ainda, que “como empresa estratégica de defesa, investe, colabora e apoia a segurança pública em todo o Brasil”. “Quando o 25º BPM recebeu sua sede própria, a Taurus fez questão de ajudar a viabilizar o projeto, alinhando-se a um dos pilares de sua política de ESG (Environmental, Social and Governance): o ambiente colaborativo. Esse apoio reforça o compromisso da empresa com a qualificação dos policiais de São Leopoldo e das cidades vizinhas, onde muitos de nossos colaboradores residem. Assim, nosso objetivo foi contribuir com a segurança da região, promovendo um resultado social significativo para a população em geral, nossos funcionários e seus familiares”, diz.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Por fim, Nuhs frisa que este novo espaço fortalece as operações do 25º BPM, permitindo que o batalhão se torne uma referência em treinamentos diários para seus integrantes, especialmente para os novos policiais de seu efetivo. “Essa infraestrutura desempenha um papel essencial no desenvolvimento de São Leopoldo e na segurança pública da cidade e região, contribuindo diretamente para a proteção da sociedade”, finaliza.

Campeonato de tiro 

De acordo com o coronel, 20 policiais participarão do campeonato de tiro nesta quinta-feira. Todos eles serão agraciados com medalhas de participação e os três melhores colocados receberão uma premiação surpresa.

Linha de tiro do 25º BPM será inaugurada nesta quinta



Linha de tiro do 25º BPM será inaugurada nesta quinta

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

“Nos surpreendemos com a quantidade de policiais que quiseram participar do campeonato e tivemos que limitar o número de competidores”, conta. “Esta é uma atividade que enaltece o sentimento de pertencimento destes policiais ao batalhão”, completa.

Segundo ele, a ideia é realizar outros campeonatos, integrando servidores de outros batalhões e também de outras forças policiais. Uma possível data para um novo campeonato, dessa vez integrado, é o mês de julho, dentro das programações pelos 26 anos do 25º BPM.

História do batalhão 

A unidade foi instalada em São Leopoldo no dia 20 de julho de 1998. Desmembrada do 3.º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Novo Hamburgo, a Brigada Militar de São Leopoldo deixou de ser a 2ª Companhia de Polícia Ostensiva no dia 22 de janeiro de 1998 passando a se chamar Destacamento Especial de São Leopoldo atendendo, além de São Leopoldo, também os municípios de Capela de Santana e Portão.

SAIBA MAIS: BOLHA DE CALOR: Com termômetros nas alturas, aumenta o risco de tempestades com vento e granizo no RS

Somente em agosto de 2002, passou à denominação atual de 25.º Batalhão de Polícia Militar. Em 2020, o batalhão recebeu o nome do patrono, passando a se chamar Soldado Volnei, em homenagem ao soldado Volnei Zemolin, assassinado no dia 31 de maio de 2006, aos 29 anos. Na data, ele voltava de um seminário quando o ônibus onde estava foi invadido por um assaltante, em São Leopoldo. Ao tentar intervir, o PM foi alvejado, pelo menos, duas vezes, no peito e na cabeça.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.