Um sinal incomum de níveis elevados de açúcar no sangue recém-descoberto

Um recente estudo publicado em Scientific Reports explorou como os níveis de açúcar no sangue influenciam as características da voz. Usando um monitor de glicose contínuo (CGM), 505 participantes gravaram suas vozes até seis vezes ao dia por duas semanas.

Os dados sugeriram que uma alta frequência ou uma voz aguda pode estar ligada a altos níveis de açúcar no sangue. Os pesquisadores notaram que para cada aumento de 1 mg/dL na glicose, a frequência da voz do participante aumentou em 0,02 Hz.

Isso significa que se o seu nível de açúcar no sangue passou de um nível normal de jejum de 80 mg/dL para 180 mg/dL após uma refeição, o tom da sua voz pode aumentar em cerca de dois Hz. 

Esse padrão foi consistente em indivíduos não diabéticos, pré-diabéticos e diabéticos tipo 2, sugerindo que os níveis de glicose podem afetar as vibrações vocais.

Estudo correlaciona níveis altos de açúcar no sangue a mudanças na característica da voz

De acordo com os pesquisadores, enquanto os métodos atuais de monitoramento de glicose são frequentemente invasivos e inconvenientes, o monitoramento de glicose baseado em voz pode ser tão fácil quanto falar em um smartphone.

O que explica essa alteração na voz?

Acredita-se que a desidratação causada pelo alto nível de açúcar no sangue possa fazer com que as cordas vocais fiquem menos lubrificadas, o que limita sua flexibilidade e pode alterar o tom ou a altura da voz.

Além disso, os nervos que controlam a laringe podem ser afetados pela neuropatia relacionada ao diabetes, que é caracterizada pela degeneração nervosa, levando a problemas com a modulação da voz. Edema na corda vocal e garganta ou desconforto causado por inflamação crônica associada a níveis elevados de açúcar no sangue também podem contribuir para alterações na voz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.