Cientistas descobrem mapa tridimensional mais antigo do mundo

Cientistas descobriram o mapa tridimensional mais antigo do mundo, com cerca de 13 mil anos, em uma caverna na França. A caverna Ségognole 3 é um local famoso por seus registros paleolíticos. Por isso, em uma exploração recente na caverna, os cientistas se depararam com entalhes no solo similares às características geográficas da bacia parisiense.

De acordo com um estudo publicado na revista acadêmica Oxford Archaeology, os entalhes foram criados por caçadores coletores que desenvolveram um mapa 3D de maneira proposital.

Na verdade, o mapa tridimensional mais antigo do mundo não é um mapa no sentido moderno da palavra. Ele é um modelo em miniatura do fluxo de água e das características geomorfológicas da região.

Anthony Milnes, da Universidade de Adelaide, explica que o mapa tridimensional de 13 mil anos retrata o escoamento de água de terras altas para riachos e rios, vales convergentes e a formação de lagos e pântanos.

Comparação entre o mapa tridimensional mais antigo do mundo e as características geográficas do local. Imagem: Médard Thiry

Os entalhes gravados em arenito revelam que os povos paleolíticos moldaram a estrutura para refletir essas características naturais, demonstrando um vasto conhecimento sobre os arredores.

Mapa tridimensional da França se torna o mais antigo da história

Médard Thiry, geólogo do Centro de Geociências da Universidade PSL e principal autor do estudo, começou a estudar o local do mapa tridimensional de 13 mil anos em 2017. De acordo com as pesquisas anteriores de Thiry, os povos paleolíticos modificaram o arenito para criar uma representação de uma forma feminina e manipular o fluxo de água através de fraturas na rocha.

O novo estudo se baseia nesta tese, mostrando que essas modificações se estendem à modelagem do fluxo de água da região.

“Nossa pesquisa mostrou que os paleolíticos esculpiram o arenito para promover vias de fluxo específicas para infiltração e direcionamento de água da chuva. Isso é algo que nunca havia sido reconhecido por arqueólogos”, afirma o cientista.

Os cientistas descobriram a modelagem tridimensional por análises minuciosas de características geomorfológicas de pequena escala que não se formaram naturalmente.

Para Thiry, o mapa 3D de 13 mil anos é uma evidência da modificação humana. O registro carrega significados míticos e profundos sobre a água e o conceito de vida e natureza.

Além disso, o mapa de 13 mil anos da França quebra o recorde de mapa tridimensional mais antigo. Anteriormente, o mapa 3D mais antigo era da Idade de Bronze, criado há três mil anos.

The post Cientistas descobrem mapa tridimensional mais antigo do mundo appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.