Virose: o que você precisa saber para se prevenir do norovírus

As viroses são doenças causadas por vírus, como o Norovírus, que já causou surtos pelo mundo e está atingindo diversas pessoas no litoral paulista desde dezembro. A prefeitura do Guarujá (SP) já declarou situação de surto de virose gastrointestinal.

Responsáveis por gastroenterite viral, uma infecção gastrointestinal, a doença causa diarreia intensa, náuseas ou vômitos e, muitas vezes, febre. Os infectados ainda podem apresentar dor abdominal, cólica intestinal e dor de cabeça ou muscular.

Bebês, crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas ou comprometimento do sistema imunológico ainda podem sofrer desidratação grave. No geral, os sintomas costumam surgir após 24 a 48 horas após a infecção e durar de 1 a 3 dias. Porém, é possível transmiti-lo por duas semanas ou mais após o fim dos sintomas.

A principal via de transmissão é fecal-oral e os surtos são mais prováveis em ambientes fechados, como escolas, hospitais e navios, por exemplo.

O contágio se dá através do consumo de alimentos ou água contaminados, bem como pelo contato direto com pessoas infectadas ou superfícies contaminadas, onde o vírus permanece por longos períodos. Além disso, em alguns casos, a transmissão ainda pode ocorrer pela liberação de aerossóis no vômito.

O que fazer se pegar norovírus?

Em caso de suspeita, clínicos gerais, gastroenterologistas, infectologistas ou pediatras podem detectar a doença por exames para avaliar os níveis de eletrólitos no sangue. Como não existem remédios específicos para o norovírus, o tratamento inclui repouso (para fortalecer o sistema imunológico) e hidratação.

Os médicos também podem recomendar soro caseiro e sais de reidratação oral para repor água ou remédios para febre, dores e náuseas. Já bebidas esportivas e sucos são contraindicados, pois podem piorar a diarreia. Em casos graves, a internação pode ser necessária para receber eletrólitos na veia.

Devido às diversas mutações do norovírus, ele ainda não tem vacina. Sendo assim, as principais formas de se proteger são lavando as mãos e os alimentos corretamente e evitando encostar nos olhos, nariz e boca.

Em caso de infecção, é importante prezar pelo isolamento por pelo menos 72 horas até o término dos sintomas. Ademais, é imprescindível separar e desinfectar espaços e objetos que tiveram contato com o vírus, sobretudo banheiros, interruptores e maçanetas, além de toalhas, roupas, entre outros.

Com informações de Tua Saúde.

The post Virose: o que você precisa saber para se prevenir do norovírus appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.