O envelhecimento aumenta o risco de desenvolver diversos tipos de câncer. Isso ocorre porque o organismo fica mais vulnerável ao longo do tempo, devido ao acúmulo de danos celulares e às alterações no sistema imunológico. E poucos sabem, mas certos tipos de câncer são mais comuns entre idosos.
Entre os mais comuns estão o câncer colorretal e o câncer da mama, que são fáceis de detectar nas fases iniciais e, portanto, têm mais chances de cura. Outros, como o câncer de pulmão, são mais difíceis de detectar e o tratamento pode ser mais complicado.
Os tipos de câncer mais comuns em idosos
Câncer de mama
O câncer de mama é um dos cânceres mais comuns em pessoas com mais de 60 anos de idade. Fatores hormonais, genética e idade estão entre as causas.
- Conheça os tipos de câncer mais comuns em pessoas mais velhas
- Thermas dos Laranjais tem ingressos com 50% de desconto
- O exercício que queima gordura mesmo sentado; descubra qual é
- Bet365 app: Como baixar para Android e IOS em 2025
A melhor maneira de detectar o câncer de mama é fazendo mamografias anuais. As mamografias ajudam os médicos a detectar o câncer em seus estágios iniciais, quando o tratamento é mais fácil. As opções de tratamento incluem cirurgia, radiação e quimioterapia.
Câncer de próstata
Alterações hormonais relacionadas ao envelhecimento estão entre as principais causas. Dificuldade para urinar, jato urinário fraco, presença de sangue na urina são sinais de alerta.
Câncer colorretal
Dieta inadequada, sedentarismo e predisposição genética estão entre as causas. Os sintomas que podem sinalizar a doença incluem sangue nas fezes, alterações no hábito intestinal, dor abdominal.
Câncer de Pulmão
De acordo com o A.C. Camargo Cancer Center, o câncer de pulmão costuma ser diagnosticado depois dos 50 anos em 90% dos casos, especialmente na faixa dos 60 aos 70 anos.
Isso se dá por uma variedade de razões. Uma delas é o acúmulo de exposição ao tabagismo ao longo da vida. O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão, e muitas vezes leva décadas para desenvolver a doença.
Os sintomas que sinalizam a doença incluem tosse persistente, dor no peito, falta de ar, perda de peso.
Leucemias
Alterações genéticas adquiridas com o envelhecimento costumam ser a causa.
Os sintomas incluem fadiga, infecções frequentes e sangramentos fáceis.
Outros fatores de risco para câncer
O aumento da idade é o principal fator de risco para muitos tipos de câncer. Outros fatores incluem:
- Histórico familiar da doença
- Dieta pobre em nutrientes
- Exposição a agentes carcinogênos
- Estilo de vida sedentário