Teste mostra Intel Arc B570 12% mais lenta do que a Intel Arc B580

Ao que tudo indica, a Intel calculou com precisão a relação desempenho-preço da sua nova placa B570, que chega ao mercado 12% mais barata que a B580 e com um desempenho 12% menor. As informações foram publicadas no site Geekbench.

E embora os testes do Geekbench não sejam totalmente comparáveis aos benchmarks de jogos, especialmente no que diz respeito ao desempenho da memória, eles mostram a capacidade de desempenho bruto dos componentes testados.

A nova B570 seguirá modelo da irmã, a B580, lançada em dezembro. Porém, é mais barata, possui menos núcleos e vem com um preço mais acessível. Ela também marca o primeiro lançamento de uma placa de vídeo em 2025.

Sua antecessora, a B580, foi um sucesso para a Intel, com suas placas esgotadas em quase todos os varejistas populares, então a B570 tem a oportunidade de preencher uma lacuna no segmento de entrada.

Notícias Relacionadas

Características da B570

Créditos: Geekbench.

A B570 alcança 86.716 pontos no teste OpenCL, enquanto a B580 se aproxima de 100.000. O site usou 98.343 para comparação, mostrando que a B570 é aproximadamente 11,8% mais lenta. No entanto, é possível encontrar pontuações mais altas para comparação.

Sem conhecer as especificações exatas da placa, é difícil fazer uma comparação adequada com um modelo com configuração de hardwre aproximado. A B580 tem três níveis de overclocking de até 210W, então não são placas com a mesma linha de desempenho.

Com base nas especificações, a B570 possui 10% menos núcleos, uma velocidade de clock 7% menor, largura de banda 17% menor e um preço 12% mais baixo. Nesse teste, ela entregou um desempenho 12% inferior.

Mesmo com sacrifícios, o sucesso da B580 sugere que a B570 pode alcançar popularidade semelhante. Caso contrário, veremos outro Arc buscando rapidamente um novo e mais baixo MSRP.

Créditos: Videocardz.

Concorrência

Para a Intel, a principal vantagem agora é que nem a AMD nem a NVIDIA têm um SKU de entrada com previsão para lançamento em breve, o que proporciona uma janela de oportunidade para capturar participação de mercado antes das atualizações RDNA4 e Blackwell chegarem para os consumidores.

Com seus novos modelos, a AMD está trazendo o FSR4, compatível com AMD Ryzen 9000 Series e com GPUs Radeon Graphics. A tecnologia usa inteligência artificial para fazer upscalling. Em sistemas iguais, o desempenho é comparável ao FSR3, mas o drive deverá ser aprimorado.

A NVIDIA, por sua vez, está apresentando o DLSS4, compatível com as GPUs Blackwell e que também usa IA para aumentar o desempenho e a qualidade dos gráficos dos jogos. No lançamento, a empresa já confirmou suporte para 75 jogos e a lista deverá aumentar conforme avançar o desenvolvimento da tecnologia.

Fonte: Geekbench.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.