Rodeio de Canela completa 40 edições enaltecendo as raízes do Rio Grande do Sul

Aliando emoção, tradição e cultura, o 40º Rodeio Crioulo Nacional de Canela abriu o ano celebrando as raízes gaúchas com milhares de visitantes. Desde quinta-feira (9), o evento que, encerrou no domingo (12), testou a força, a técnica e o espírito competitivo dos participantes.

ORGULHO DO RS: Rodeio de Canela inicia 40ª edição com história de tradicionalismo e fortalecimento da participação das mulheres

Tiro de laço é prova tradicional no evento de Canela



Tiro de laço é prova tradicional no evento de Canela

Foto: Diego Santos/DIVULGAÇÃO

Conforme a organização, a estimativa se concretizou e cerca de 30 mil pessoas prestigiaram o evento. O público foi composto por moradores da região, turistas e participantes, alguns representantes de outros Estados brasileiros. Diferentes modalidades da lida campeira reuniram gerações, como pai e filho, mãe e filho e irmãos. O papel das mulheres também ganhou destaque, com o Duelo de Prendas.

DADOS DA BRIGADA MILITAR: Gramado registra queda em índices de criminalidade e termina 2024 sem homicídio na cidade

O Laço Origens, com sua alma enraizada no passado, tem chamado atenção, cada vez mais, nas últimas edições do evento. Neste cenário de tradição, os laçadores convidados se pilcham como antigamente, vestindo a história em cada detalhe: chapéus de abas mais largas, lenços mais compridos, bombachas largas adornadas com favos e laços robustos. A prova é uma homenagem à essência gaúcha.

Na parte artística, mais de 40 entidades tradicionalistas foram representadas nas modalidades de declamação, intérprete vocal e gaita.

MARCO LEGAL DO SANEAMENTO: Parceria entre Corsan e empresários vai viabilizar R$ 153,6 milhões para o tratamento de esgoto em Gramado

Por fim, os fandangos, que, ao longo das noites, embalaram os participantes e consolidam o evento como um espaço de confraternização e celebração da identidade gaúcha.

Para o patrão do CTG, Jeferson Lodéa, o rodeio reflete o compromisso com a preservação da cultura e da tradição do Estado do Rio Grande do Sul. “É muito mais que uma competição. É um espaço de integração, aprendizado e exaltação das nossas raízes”, reforça.

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.