Amazonas registra aumento de 110% em focos de incêndio no mês de junho de 2024, aponta Inpe


Nos primeiros 22 dias deste mês, o estado já contabiliza 196 focos de calor, enquanto no mesmo período do ano anterior, haviam sido registrados 93 focos. Incêndio em Novo Airão, no Amazonas
Divulgação
Amazonas registrou um aumento de 110% em focos de incêndio no mês de junho de 2024. Os dados são do Programa de BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que usa satélites de referência para mapear os focos de incêndio no bioma.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Historicamente, os números de focos de incêndio começam a aumentar no mês de julho. Entretanto, somente nos primeiros 24 dias do sexto mês do ano, o estado já contabiliza um aumento significativo se comparado ao mesmo período do ano passado. Confira:
🔥 2023: 93 focos de incêndio entre 1º a 24 de junho;
🔥 2024: 196 focos de incêndio entre 1º a 24 de junho.
O aumento também foi notado nos meses anteriores de 2024. De janeiro a maio, o estado registrou números acima da média.
Focos de incêndio no Amazonas em 2023 e 2024
Em 2023, o Amazonas fechou o ano com quase 20 mil queimadas, segundo levantamento feito pelo Inpe. Com isso, teve o segundo pior ano em relação às queimadas desde 1998, quando o órgão começou a fazer o monitoramento.
Combate
Ainda no início do mês de junho, o Governo do Amazonas lançou a operação ‘Aceiro’, com envio de 60 militares do Corpo de Bombeiros, equipamento de proteção e veículos para 12 município do sul do estado.
A ação é composta por seis fases com atuação prevista durante todo o período do verão amazônico. Nesta primeira, será integrada pelos municípios de:
Humaitá;
Apuí;
Lábrea;
Boca do Acre;
Manicoré;
Novo Aripuanã;
Maués;
Canutama;
Tapauá;
Careiro;
Manaquiri;
Autazes.
Sema flagra moradores ateando fogo em vegetação no Amazonas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.