Quem é Álvaro Damião, prefeito em exercício de Belo Horizonte durante licença de Fuad Noman


Há uma semana, o jornalista, conhecido pela atuação na rádio e na televisão há mais de 30 anos, assumiu a chefia do Executivo municipal durante a licença de Fuad Noman (PSD). Álvaro Damião (União Brasil), prefeito de Belo Horizonte em exercício.
Rodrigo Clemente/PBH
Há uma semana, o vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil) assumiu a chefia do Executivo municipal durante o tratamento de Fuad Noman (PSD) contra uma pneumonia. O jornalista deve ficar no cargo até o dia 19.
Nesses dias frente à gestão, Álvaro Damião sofreu uma derrota nas eleições para a presidência da Câmara Municipal de Belo Horizonte, debateu ações com Grupo Gestor de Riscos da capital diante das fortes chuvas e sancionou a lei que declara valor histórico e cultural aos Blocos Caricatos do Carnaval da cidade.
Em declarações recentes à imprensa, Damião disse que somente vem “fazendo o que Fuad faria”.
O boletim divulgado pelo hospital na sexta-feira (10) diz que Noman passou por uma traqueostomia para “melhor cuidado respiratório”. Ele está “bem adaptado à ventilação mecânica, com parâmetros clínicos adequados”.
Quem é Álvaro Damião?
Filho caçula de sete irmãos, Álvaro Damião Vieira da Paz, de 54 anos, é conhecido por sua atuação por mais de 30 anos no rádio e na televisão. Além disso, foi vereador em Belo Horizonte por dois mandatos.
Atuou como repórter e apresentador na Rádio Itatiaia e na TV Alterosa, em telejornais e na cobertura de eventos esportivos nacionais e internacionais, incluindo Copas do Mundo, Olimpíadas, Pan-Americanos e Copas América. Na TV, apresentou programas como “Alterosa Agora” e “Bola na Área”.
Em 2014, criou o Instituto Bacana Demais, no bairro onde nasceu, o Concórdia, na Região Nordeste de Belo Horizonte.
A organização sem fins lucrativos oferece atividades e serviços gratuitos em esporte, educação, cidadania, cultura e meio ambiente. Segundo a instituição, mais de 20 mil pessoas já foram atendidas em Belo Horizonte e Região Metropolitana.
Na política, foi eleito vereador em 2017 e reeleito em 2020 com quase 13 mil votos. Em seus mandatos, concentrou a atuação na defesa de direitos de populações em situação de vulnerabilidade social, no incentivo ao esporte como ferramenta de inclusão e em iniciativas de proteção animal.
“A gente que trabalha em comunicação acaba virando referência para as pessoas. As pessoas recorrem à gente para resolver problemas, e você vai se tornando politico automaticamente, vai indo para esse lado. Eu gosto de buscar solução para o problema das pessoas, então acaba que esse caminho vai se tornando natural”, disse Damião ao g1, em outubro deste ano, ao explicar por que decidiu entrar para a política.
Vídeos mais assistidos do g1 MG
Adicionar aos favoritos o Link permanente.