Fortaleza: barracas da Praia do Futuro viram patrimônio cultural do Brasil

As barracas de praia e as atividades desempenhadas pelos barraqueiros da Praia do Futuro, em Fortaleza (CE), agora são patrimônio cultural brasileiro.

Conforme a lei sancionada pelo presidente Lula, as barracas e a atividade dos barraqueiros foram reconhecida pela relevância cultural, social e econômica, além da contribuição para a identidade local e nacional.

As barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza, viram patrimônio cultural do Brasil

A lei, de autoria do deputado André Figueiredo (PDT-CE), ressalta o papel desses locais como pontos de encontro, onde a comunidade se reúne para desfrutar da culinária cearense e participar de eventos culturais.

Barracas da Praia do Futuro

Os barraqueiros e frequentadores da Praia do Futuro há muito reconhecem a relevância econômica e cultural desses espaços para a região. A sanção da nova lei representa um avanço significativo na proteção das atividades que sustentam diversas famílias e impulsionam a economia local há gerações.

Estrutura da Barraca Itaparika, na Praia do Futuro, em Fortaleza (CE)

A legislação também estabelece diretrizes para a preservação e valorização das barracas, assegurando que elas permaneçam espaços de lazer acessíveis e sustentáveis.

Isso inclui iniciativas conjuntas entre o governo e a comunidade para implementar práticas ambientais responsáveis e garantir que o desenvolvimento turístico respeite a autenticidade da região.

Outros patrimônios culturais do Brasil

Além das barracas da Praia do Futuro, o Brasil é rico em patrimônios culturais que refletem sua diversidade e história.

Um exemplo notável é o Pelourinho, no coração de Salvador, Bahia, conhecido por suas ruas de paralelepípedos, casas coloridas e igrejas barrocas. Este bairro histórico é um símbolo vibrante da cultura afro-brasileira e um ponto central do famoso Carnaval da cidade.

Construído no século 19, entre 1735 e 1745, o sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo é um conjunto de ruínas da antiga redução de São Miguel Arcanjo, integrante dos chamados Sete Povos das Missões

Outro exemplo imprescindível é o conjunto arquitetônico e urbanístico de Brasília, projetado por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, que exemplifica a modernidade do Brasil.

O Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, preserva as ruínas de uma missão jesuíta do século 17. Já o Centro Histórico de Olinda, em Pernambuco, encanta com suas ladeiras íngremes e arquitetura colorida, refletindo o espírito do Brasil colonial.

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