De tempero a remédio: saiba o que faz da sálvia uma planta medicinal

A sálvia (Salvia officinalis) é considerada uma planta medicinal devido às suas propriedades terapêuticas, amplamente utilizadas na fitoterapia e em práticas tradicionais de saúde. Essas propriedades são atribuídas aos compostos bioativos presentes em suas folhas, que possuem efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios, antimicrobianos e relaxantes.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) também investigou os efeitos da sálvia. A autoridade reconhece áreas tradicionais de aplicação para produtos selecionados, como chá ou extratos de folhas de sálvia.

Isso inclui:

  • Desconforto abdominal, como sensação de estufamento ou azia
  • Suor excessivo
  • Inflamação na boca e garganta
  • Inflamação leve da pele (para isso, a sálvia é aplicada externa e localmente)

sálvia

Além disso, a planta é conhecida por seu potencial em aliviar alguns dos sintomas do climatério, que é o período de transição entre a idade reprodutiva e a menopausa. Suas folhas possuem propriedades que ajudam a reduzir ondas de calor e o suor noturno, além de melhorar o bem-estar.

Isso ocorre devido aos fitoestrogênios da sálvia, que atuam de forma semelhante aos estrogênios naturais, auxiliando na regulação hormonal.

Como a sálvia ajuda no desconforto abdominal e na digestão?

A sálvia é conhecida por auxiliar na digestão, ajudando a aliviar desconfortos como inchaço, gases e sensação de má digestão. Isso acontece porque seus compostos ativos estimulam a produção de enzimas no estômago, otimizando o processamento dos alimentos e contribuindo para a saúde do sistema gastrointestinal.

Receita do chá de sálvia

Para fazer uma xícara de chá de sálvia, pegue um punhado de folhas de sálvia, despeje água morna, nunca fervendo, nem muito quente, sobre elas e deixe tudo em infusão por dois minutos.

Para potencializar o efeito para dor de garganta, você pode adoçá-lo com um pouco de mel. O mel, no entanto, deve ser usado com moderação, sobre tudo por diabéticos ou pessoas com índices glicêmicos alterados, umas vez que esse composto é rico em açucares.

Contraindicações

Mulheres que amamentam não devem beber chá de sálvia, pois terá um efeito desfavorável no fluxo de leite. As mulheres grávidas também devem ter cuidado, pois o ingrediente tujona pode ter efeitos prejudicial.

Pessoas com condições como epilepsia ou hipertensão devem consultar um médico antes de consumir sálvia em excesso, pois ela pode interagir com medicamentos e afetar essas condições.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.