Greve relacionada a uso de IA vai desacelerar desenvolvimento de games

Iniciada pela SAG-AFTRA em julho de 2024, a greve dos atores representados pelo sindicato que trabalham com games deve se fazer sentir mais entre o público nos próximos meses. Segundo Jennifer Hale, artista que emprestou sua voz para vários personagens marcantes, as negociações estão demorando dada a importância do assunto tratado.

Em uma entrevista à Eurogamer, Hale explicou que um acordo relacionado à maneira como a inteligência artificial (IA) pode ser usada pela indústria é uma “questão existencial” para os intérpretes. “Então, para mim, faz sentido que todos queiram tomar seus tempos. Como artistas — e vimos isso na greve de roteiristas sobre contratos —, somos somente o canário na mina de carvão”.

Greve relacionada a uso de IA vai desacelerar desenvolvimento de games
Foto: Divulgação/BioWare

A atriz, que deu voz à Comandante Shepard (Mass Effect) e à Sonya Blade de Mortal Kombat, explicou que há uma grande desconexão entre os diversos lados que produzem games. Para ela, muitos executivos e donos de poder não têm ideia de como acontece a produção de um projeto e quais são os esforços necessários para criá-los.

Greve deve decidir muito sobre o futuro dos games

Hale também declarou acreditar que muitos executivos só estão focados em proteger seus lucros futuros e deixar suas opções em aberto, incluindo o uso de IA em diferentes áreas. “Mas eu não tenho certeza que eles entendem que deixar essas opções em aberto coloca em risco muitos intérpretes”.

Greve relacionada a uso de IA vai desacelerar desenvolvimento de games
Foto: Divulgação/BioWare

A veterana da indústria de games afirma que o assunto é muito importante e vai definir o futuro de todo o mercado. Ao mesmo tempo, ela acredita que há espaço para conversas e negociações, especialmente em um momento no qual começam a acontecer contatos diretos entre os dois lados — sem advogados agindo como intermediários.

Uma grande negociação termina com todos ficando um pouco infelizes. Acredito que é realmente importante que todos lembremos disso, que essa é a definição de um compromisso”, explicou a atriz. “Não estamos nisso para entrar no caminho. Estamos nisso para proteger nosso futuro”.

Ela explica que as atores que participam da greve do SAG-AFTRA têm um objetivo principal, que é o de proteger suas vozes e atuações. Com isso, eles exigem que devem ter controle e compensação sobre como seus trabalhos são usados e não querem ser incluídos em projetos aos quais se opõem ou com os quais nunca assinaram um contrato.

Fonte: Eurogamer

Adicionar aos favoritos o Link permanente.