Moradores de Novo Hamburgo voltam a reclamar do serviço de coleta de lixo

O serviço de coleta de lixo doméstico em Novo Hamburgo voltou a gerar insatisfação, com novas queixas no bairro Rondônia. Na Rua Pedro Petry, moradores relatam que a coleta tem sido deficiente nas últimas semanas. Na quarta-feira (8), uma moradora flagrou o caminhão de lixo recolhendo apenas parte dos resíduos em uma lixeira, deixando sacolas acumuladas no entorno. Após o episódio, que ocorreu às 17h34, o caminhão seguiu a rota sem recolher o restante do lixo.

Moradora fez foto do momento em que caminhão de lixo passou e garis deixaram lixo para trás em lixeira da Rua Pedro Petry | abc+



Moradora fez foto do momento em que caminhão de lixo passou e garis deixaram lixo para trás em lixeira da Rua Pedro Petry

Foto: Arquivo pessoal

NOVIDADE NA BR-116: Novo equipamento para monitorar o trânsito é instalado na pista; veja o local e a função do sensor

“Isso é em toda a extensão da rua, não foi só numa lixeira. Eu fiquei observando porque isso tem acontecido mais seguido. Fiquei mal, fiquei indignada, porque ontem [dia 8] eu vi acontecer”, explica a orientadora educacional Sheila Kieling, 57 anos.

LEIA MAIS: Gasolina mais barata surpreende motoristas no Vale do Sinos

Segundo a moradora, os garis passam em várias lixeiras, especialmente nas grandes, de conjuntos habitacionais e prédios, e recolhem apenas as sacolas que estão no topo do monte, deixando as demais dentro das lixeiras. Ela também observou outra situação: “Eles passam rápido e as sacolas vão caindo no chão, mas essas acabam ficando para trás, eles não voltam para recolher. Logo em seguida passam carros por cima e espalham o lixo”, detalha.

PREVISÃO DO TEMPO: Retorno do calor? Tempo ameno está com os dias contados e janeiro terá dias de 40°C no RS

A comerciante Margarete Luisa Gonçalves, de 55 anos, confirma os relatos de Sheila. “Já observei diversas vezes isso acontecer de deixarem lixo para trás. O caminhão praticamente não para e os garis precisam recolher o que dá e correr atrás do caminhão para não ficarem para trás”, garante.

Nesta mesma semana, moradores da rua Roca Sales, também no Rondônia, reclamaram de falhas no serviço em um trecho da via. O lixo de um container nos fundos do Parque Municipal Floresta Imperial não era recolhido há semanas.



Reclamações ocorrem desde o final de 2024

Desde o final de 2024, as reclamações sobre a coleta têm sido recorrentes em Novo Hamburgo. Logo após o Natal, moradores dos bairros Vila Nova e Operário também denunciaram problemas com o não recolhimento de resíduos nos dias estabelecidos.

CONFIRA AINDA: Processo seletivo com vagas temporárias do governo do RS poderá ser retomado após decisão da Justiça; entenda

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que irá apurar os casos relatados no bairro Rondônia e cobrará a empresa responsável pela coleta para que regularize o serviço. O secretário Eduardo Bertotti destacou a importância de os moradores denunciarem os casos à secretaria. “Solicitamos que a comunidade nos comunique quando ocorrer qualquer alteração na coleta de resíduos, que prontamente iremos corrigir”, afirma.

O contato deve ser feito pelo telefone (51) 3594-9999, com a Diretoria de Limpeza Urbana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.