Uma por uma: confira as principais chuvas de meteoros de 2025

As chuvas de meteoros são uns dos principais eventos celestes que cativam as pessoas e o ano de 2025 promete surpreender os observadores. No final do ano passado, o Escritório de Ambiente de Meteoroide (MEO) da NASA divulgou uma lista com as principais chuvas de meteoros de 2025.

Aliás, 2025 começou com a chuva de meteoros Quadrântidas, que atingiu seu pico na última sexta-feira (3). Embora seja uma das chuvas mais intensas, produzindo até 110 meteoros por hora, o magnífico evento é mais visível no Hemisfério Norte. Aqui no Hemisfério Sul, as Quadrântidas são um espetáculo menos intenso.

Mas, no decorrer deste ano, surgirão outras oportunidades, pois as chuvas de meteoros ocorrem como resultado de quando a Terra atravessa rastros de detritos de cometas ou asteroides.

Por isso, O Giz Brasil vai te ajudar a ficar atento ao calendário de chuvas de meteoros de 2025 e quando ocorrerá o melhor momento para observar os eventos deste ano.

Chuvas de meteoros em 2025

Fevereiro

Quem vive no Hemisfério Sul terá a chance de observar a chuva de meteoros Alfa Centaurídeos, cujo pico ocorre no dia 7 de fevereiro. No entanto, essa é uma das chuvas mais fracas, com uma taxa de seis meteoros por hora.

Março

Assim como em fevereiro, março de 2025 terá uma chuva de meteoros com melhor visibilidade no Hemisfério Sul, mas também com menor intensidade. A Gama Normídeos, cujo pico ocorrerá no dia 14, também terá seis meteoros por hora.

Abril

Com a chuva de meteoros Pi Pupídeos, o cenário muda no Hemisfério Sul em 2025, chegando à taxa de 40 meteoros por hora no dia 23.

No mesmo mês, o Hemisfério Norte recebe as Lirídeas de abril, cujo pico no dia 22 promete 18 meteoros por hora. Além disso, no final de abril começa a atividade de uma das chuvas de meteoros visíveis no Hemisfério Sul neste ano.

Maio

Com início em 19 de abril, a chuva de meteoros Eta Aquáridas ficará ativa até o dia 28 de maio, com pico no dia 6, quando a previsão será de 50 meteoros por hora. O espetáculo será visível no Hemisfério Sul.

Imagem: Michał Mancewicz/Unsplash/Reprodução

Junho

Não haverá chuvas de meteoros significativas em junho de 2025.

Julho

 O segundo semestre já vai começar com a Terra ficando mais longe do Sol, no dia 3 de julho. Além disso, julho de 2025 terá o início e o auge de duas chuvas de meteoros que serão visíveis no Hemisfério Sul: Alpha Capricornídeos e Delta Aquáridas do Sul, prometendo um espetáculo duplo com os respectivos picos no dia 29 e no dia 30.

Agosto

Imagem: NASA/Reprodução

Perseidas, a queridinha dos observadores, atinge seu pico no dia 12 de agosto, mas o evento é mais visível no Hemisfério Norte. No entanto, em 2025, a joia das chuvas de meteoros terá que se contentar com a luz da Lua, que estará 84% cheia na noite do pico.

Setembro

Outro mês de 2025 sem chuva de meteoros, mas o eclipse lunar Lua de Sangue, resultado da Lua totalmente cheia, ocorrerá no dia 7 de setembro e será visível na maior parte da Ásia.

Outubro

Em 2025, as Oriônidas chegam ao pico no dia 22 de outubro e são uma das chuvas de meteoros que mais encantam os observadores por seus rastros brilhantes e velozes devido à interação com as estrelas do Cinturão de Órion.

Novembro

No dia 16 de novembro, as Leônidas serão ainda mais espetaculares porque, ao contrário das Perseidas, a Lua estará apenas 9% cheia, possibilitando que os observadores de ambos os hemisférios vejam uma das chuvas de meteoros mais rápidas existentes.

Dezembro

Imagem: NASA/Reprodução

Como de praxe, 2025 se encerra com as Geminídeas, uma das chuvas de meteoros com maior taxa por hora, chegando a 120. Embora a visibilidade seja melhor no Hemisfério Norte, também será possível observar as Geminídeas no Brasil, cujo pico ocorre no dia 14.

Por fim, 2025 fecha seu calendário de chuvas de meteoros com as Ursídeas, com pico no dia 22, mas visíveis apenas no Hemisfério Norte.

 

The post Uma por uma: confira as principais chuvas de meteoros de 2025 appeared first on Giz Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.