Santa Cruz Cabrália esbanja história, praias desertas e boa comida

Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, vem se destacando nos últimos anos no turismo nacional. Mas diferente da vizinha Porto Seguro, a cidade ainda preserva certa “rusticidade”.

Foi em Cabrália que realizou-se a primeira missa em solo brasileiro. O ato foi celebrado pelo frei Henrique de Coimbra, no dia 26 de abril de 1.500.

Além do clássico sol e praia, Cabrália revela uma cultura muito rica, com uma diversidade de passeios, eventos e uma gastronomia de dar água na boca

Créditos: Divulgação/Setur

Além de sua importância histórica, Cabrália encanta por suas belezas naturais quase intocadas, vilarejos pacatos, bons restaurantes e hotéis e pousadas intimistas e luxuosas.

Aliás, foi na paradisíaca e pacata vila de Santo André que a seleção da Alemanha se hospedou durante a Copa da Mundo no Brasil, em 2014. A passagem da “mannschaft” colocou Cabrália na rota do turismo nacional e internacional.


No entanto, muitos turistas ainda acreditam que o Coroa Vermelha, distrito que faz divisa com Porto Seguro, é o “centro” de Cabrália.

O que fazer em Santa Cruz Cabrália?

Cabrália tem opções para todo tipo de viajante. Dos mais abastados, que preferem se refugiar em um dos luxuosos resorts em Santo André, aos que buscam pousadas mais intimistas e praias quase desertas de Santo Antônio e Guaiú, outros dois vilarejos do munícipio.

O mesmo vale para as praias, que se estendem por 35 km de faixas de areia –algumas desertas– banhadas por águas claras e mornas.

Confira abaixo algumas dicas de passeio para aproveitar ao máximo sua visita:

1 – Centro Histórico de Santa Cruz Cabrália

Comece sua jornada explorando o Centro Histórico de Santa Cruz Cabrália, onde você pode mergulhar na rica história do Brasil. Visite a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, datada do século 16 e considerada a quarta mais antiga do Brasil.

O Centro Histórico de Santa Cruz Cabrália

Créditos: Márcio Diniz/Catraca Livre

De lá, é possível ter uma vista panorâmica de Cabrália emoldurada pelo rio João de Tiba. O local ainda abriga a Casa de Câmara e Cadeia (em reforma) e algumas construções da época.

2 – Praia de Coroa Vermelha

Coroa Vermelha é a mais famosa de Cabrália e atrai turistas que estão hospedados em Porto Seguro. Conhecida por suas águas tranquilas e piscinas naturais formadas durante a maré baixa, é o lugar perfeito para relaxar e apreciar o cenário paradisíaco.

Centro Cultural Pataxó Txagru-mirawe, em Coroa Vermelho

Créditos: Márcio Diniz/Catraca Livre

A praia também tem um valor histórico importante, pois foi onde os portugueses realizaram a primeiro misso em solo brasileiro, em 1500.

No distrito é possível visitar uma aldeia pataxó –primeiros habitantes do sul da Bahia–, conhecer seus costumes e cultura. No local, há demonstrações de danças e artesanatos, além de uma trilha guiada em que são apresentadas armadilhas. 




No vilarejo, é possível comprar produtos artesanais produzidos pela comunidade pataxó.

3 – Passeio de escuna pelo Rio João de Tiba

Um passeio de escuna pelo Rio João de Tiba é uma excelente maneira de explorar a natureza exuberante da região. Durante o tour, você pode observar a fauna e a flora locais, visitar vilas de pescadores e até fazer paradas para mergulho em águas cristalinas. É uma atividade imperdível para quem gosta de aventura e contato com a natureza.

4 – Parque Marinho de Coroa Alta

O Parque Marinho de Coroa Alta é uma área de proteção ambiental que oferece um dos melhores pontos de mergulho da região. As águas claras e os recifes de corais fazem deste parque um local ideal para snorkel e mergulho, onde você poderá observar diversas espécies marinhas.

5 – Praia da Ponta de Santo Antônio

A praia da Ponta de Santo Antônio é menos conhecida, mas igualmente encantadora. Com areias brancas e mar calmo, é perfeita para quem busca tranquilidade e privacidade. Aproveite para caminhar pela faixa de areia, explorar os recifes durante a maré baixa, ou simplesmente relaxar sob o sol baiano.

Para chegar ao distrito de Santo Antônio é preciso pegar uma balsa (Cabrália-Santo André), que sai a cada 30 minutos (das 6 às 18h), depois a cada uma hora. A passagem custa R$ 6 (por pessoa), mais R$ 22,50 por automóvel.

6 – Ilha do Sol

Faça um passeio até a Ilha do Sol, um pequeno paraíso cercado por manguezais e praias isoladas. A travessia de barco é curta, e na ilha você pode aproveitar para nadar, fazer trilhas ou simplesmente apreciar a tranquilidade do lugar.

7 – Gastronomia

A moqueca de peixe do Maroca Praia, eleita a melhor da Bahia

Créditos: Denis Barreiros/Porto Azul Receptivo

Não deixe de experimentar a gastronomia local, que é um verdadeiro destaque em Santa Cruz Cabrália. Barracas de praia e restaurantes comandados por chefs renomados oferecem pratos que combinam ingredientes frescos com sabores típicos da Bahia.

Experimente um moqueca de peixe ou um bobó de camarão, pratos tradicionais que refletem a riqueza culinária da região.

Fachada do restaurante Seu Beira-Mar, no Centro Histórico de Cabrália

Créditos: Márcio Diniz/Catraca Livre

Onde ficar

Santa Cruz Cabrália conta com uma razoável infraestrutura de hospedagem. Porém, as pousadas mais reservadas e os resorts de luxo ficam na outra margem do Rio João de Tiba, acessível por balsa.

Os quartos doa Vila Angatu Eco Resort & Spa, na vila de Santo André

Créditos: Márcio Diniz/Catraca Livre

O Vila Angatu Eco Resort & Spa, em Santo André, é uma das opções. Localizado em meio a uma natureza exuberante e praia praticamente particular, o resort lembra muito a vila histórica de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.

As acomodações ficam em “casarios” no estilo colonial, com quartos e chalés espaçosos que acomodam desde casais a famílias de quatro pessoas ou mais.






Além de áreas para relaxar, o resort tem uma linda e ampla piscina que é o ponto central da completa área de lazer. Quadra de tênis e poliesportiva, fitness center, sauna, Spa, sala de meditação e ioga, playground, serviço de praia, área de recreação e piscina infantil completam as opções de lazer do resort.

Como chegar

Para quem vai de avião, o aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro, cerca de 30 km de Santa Cruz de Cabrália. As três principais companhias –Azul, Gol e Latam têm voos diários. De lá, seguir a BR-367 até a cidade. Se a ideia é se hospedar em Santo André, Santo Antônio ou Guaiú, é preciso pegar a balsa (valores acima).

Para passeios de barco, alguns receptivos oferecem o serviço a partir do porto, no Centro Histórico de Cabrália.

A indicação é a Porto Azul Receptivo, da Azul Viagens. Além de translados, oferece passeios por Cabrália, Porto Seguro e Trancoso.

Veja também: Santa Cruz Cabrália, ‘novo destino’ gastronômico do sul da Bahia

Veja também: Monte Verde (MG) ganha restaurante giratório nas montanhas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.