Revitalizações das UBSs Brás e Campina são inauguradas em São Leopoldo

Sete meses após a maior enchente já enfrentada pelo Rio Grande do Sul, responsável pelo atingimento de 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), oito delas com perda total, as comunidades da Vila Brás e do bairro Campina puderam presenciar a reinauguração de suas respectivas UBSs na tarde desta quinta-feira (26).

As unidades, que estavam entre as mais afetadas pelas inundações, realizavam seus atendimentos em espaços disponibilizados pela Associação de Moradores do bairro Santos Dumont – no caso da Vila Brás – e na tenda disponibilizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) – no bairro Campina.

Reinauguração da UBS Brás depois da enchente em São Leopoldo



Reinauguração da UBS Brás depois da enchente em São Leopoldo

Foto: Amanda Krohn/Especial

A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsad), Paula Silva, ressaltou a importância dos espaços para a qualificação dos atendimentos à comunidade.

“Eu comecei a trabalhar na UBS Brás em 2009, então conheço bem essa comunidade e todo o apelo, o volume de atendimentos. A gente faz mais de 300 atendimentos por dia ali, tem uma demanda muito grande, e a comunidade estava reivindicando esse retorno”, comenta. “Ao colocar a equipe em uma associação de bairro ou tenda, a gente consegue dar um acesso para a comunidade, mas não consegue dar condições de prestar o melhor atendimento”, continua.

Veja também: São Leopoldo participará de pesquisa do Ministério da Saúde sobre nutrição infantil

O prefeito Ary Vanazzi destacou as melhorias realizadas nas unidades durante o trabalho de revitalização. “Praticamente todas as unidades afetadas pelas enchentes, estamos entregando renovadas no final do ano, e estão melhores do que antes. Em muitos lugares nós dobramos o serviço de saúde, como foi na Vicentina, onde passou a ter duas equipes, assim como na Paim.”

Só mais uma

A UBS Vicentina, que é a última da lista das unidades de saúde que sofreram perda total devido à enchente de maio, deve ter sua revitalização entregue às 13h de segunda-feira (30), na Rua Frederico Guilherme Schmidt. De acordo com a secretária Paula Silva, o espaço está sendo higienizado para que seja possível realizar essa entrega à comunidade antes do final do mandato do prefeito Ary Vanazzi, que encerra nesta terça-feira (31), véspera do feriado de ano-novo.

MANTENHA-SE INFORMADO PELA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Prefeito anuncia obra da Avenida dos Municípios

Na reinauguração da UBS Brás, o prefeito Ary Vanazzi aproveitou para anunciar a assinatura do contrato de construção da Avenida dos Municípios, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Steigleder. Segundo o prefeito, o plano inicial era realizar a assinatura do contrato em fevereiro de 2024, o que não foi possível devido a imbróglios burocráticos e a enchente. “Mas em janeiro já pode começar”, afirma. Após iniciada as obras, a avenida deve ficar pronta em cerca de 90 dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.