Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos

Reportagem do programa “Fantástico”, da TV Globo, revelou neste domingo, 22, um grupo de falsos motoristas de aplicativos que aplica golpes na saída do aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado do país.

De acordo com a reportagem, os arrastadores, como são conhecidos, fazem parte de um esquema de extorsão de passageiros, coagidos a pagar até 70 vezes mais pelo valor da corrida.

Como evitar golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos

Os criminosos ainda ameaçam as vítimas e acuam motoristas de aplicativo e taxistas legalizados. Até sequestro de passageiro já ocorreu.

A prática não é novidade mas nesta época do ano só intensificam com o grande volume de passageiros que desembarcam no aeroporto paulista. 

Para garantir sua segurança e evitar transtornos, a Catraca Livre lista algumas dicas úteis para não golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos.

Como evitar golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos

1 – Use apenas aplicativos oficiais

  • Sempre solicite seu Uber ou outro aplicativo de transporte diretamente pelo aplicativo oficial;
  • Confirme o modelo do carro, placa e nome do motorista antes de embarcar;
  • Desconfie de motoristas que se oferecem diretamente, sem que você tenha solicitado pelo aplicativo. Geralmente eles ficam na frente da área de desembarque do aeroporto e exibem na tela do celular a logomarca da Uber ou táxi.

2 – Escolha pontos de encontro seguros

  • O aeroporto de Guarulhos possui áreas específicas para o embarque de veículos de aplicativos, como os bolsões de estacionamento. Siga as instruções do aplicativo para chegar ao local correto;
  • Evite aceitar caronas fora dessas áreas autorizadas, especialmente se o motorista insistir em “combinar direto”.

3 – Cuidado com ofertas de táxi informal

  • Apenas utilize táxis regulamentados, disponíveis nos guichês oficiais do aeroporto como os da Guarucoop (nas cores azul e branco);
  • Desconfie de motoristas que abordam passageiros na área de desembarque oferecendo corridas “mais baratas” ou sem taxímetro.

4 – Verifique tarifas e rotas

  • Antes de iniciar a viagem, confira o valor estimado no aplicativo ou pergunte ao motorista sobre o preço da corrida;
  • Utilize aplicativos como Google Maps ou Waze para acompanhar a rota durante o trajeto. Caso perceba desvios ou comportamento suspeito, questione imediatamente ou encerre a viagem em um local seguro.

5 – Evite mostrar vulnerabilidade

  • Não aceite ajuda de desconhecidos para chamar transporte. Caso precise de orientação, procure funcionários identificados do aeroporto;
  • Mantenha seus pertences próximos e não exiba objetos de valor enquanto aguarda o transporte.

6 – Tenha opções de contato

  • Informe amigos ou familiares sobre sua viagem, incluindo o horário de chegada e o transporte que utilizará;
  • No caso de aplicativos, compartilhe sua rota em tempo real por meio do app para que alguém acompanhe seu trajeto.

7 – Reporte incidentes

  • Caso passe por uma situação suspeita ou seja alvo de um golpe, informe imediatamente as autoridades do aeroporto e registre o ocorrido junto à empresa do aplicativo ou serviço de táxi. Em último caso, registre um Boletim de Ocorrência (B.O).

8 – Alternativas de transporte seguro

  • Além de táxis regulamentados e aplicativos, o aeroporto de Guarulhos tem opções como ônibus executivos para Congonhas, Terminal Rodoviário do Tietê e da Barra Funda. Há ainda ônibus intermunicipais até o metrô, como a estação Tatuapé, ou trem da CPTM até à estação da Luz ou Barra Funda. Planeje-se com antecedência para escolher o transporte mais adequado às suas necessidades.

As dicas acima também valem para quem desembarca no aeroporto de Congonhas ou nos Terminais Rodoviários do Tietê, Barra Funda ou Jabaquara.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.