Clínica-escola de Fisioterapia da Ulbra Canoas oferece atividades de pilates à comunidade

Além de servir para as aulas práticas e estudos científicos de alunos, os espaços do campus de Canoas da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) prestam atendimentos à comunidade de toda a região. O pilates é uma das atividades disponíveis para a população. Oferecida com valores diferenciados na universidade, a prática combina técnicas de alongamento, fortalecimento e controle muscular. 

pilates para a comunidade ulbra canoas | abc+



pilates para a comunidade ulbra canoas

Foto: Divulgação/Ulbra

“O pilates proporciona um vasto benefício para o corpo humano, melhorando a flexibilidade e amplitude de movimento e estimulando a circulação. Desta forma, a postura e o condicionamento físico e mental também são favorecidos”, explica a coordenadora Cristina Caberlon.

“A formação com propósito só acontece quando há envolvimento de todos. É por isso que o curso de Fisioterapia da Ulbra Canoas, o Instituto Golden e a Metalife se uniram para proporcionar este espaço qualificado”, enfatiza a coordenadora.

Benefícios para todas as idades

A comerciante Ana Paula Trindade Monticeli, 37 anos, moradora do bairro Guajuviras, começou a praticar pilates após receber o diagnóstico de uma hérnia na lombar. “Eu tinha muitas dores nas articulações e na coluna. Passei três meses fazendo fisioterapia, mas o pilates mudou minha vida. O alívio foi de 95% nos primeiros seis meses. Depois de um ano não sentia dor alguma”, relata.

“Os exercícios são de fácil adaptação para todas as idades. É apenas uma questão de hábito. E os benefícios são muitos”, garante.

A professora Iria Rejane Santos, 64, buscou o pilates por indicação médica, após dois anos de fisioterapia por conta de dores na lombar. “O reforço muscular melhora o condicionamento físico, trabalha a musculatura. Eu tinha perdido totalmente a força dos braços e hoje já consigo ver diferença”, diz Iria.

O método de condicionamento físico que trabalha corpo, mente e espírito foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates, como explica a fisioterapeuta e instrutora de pilates Débora Ribeiro. “Aqui aplicamos o método clássico, que é o que segue mais fielmente o que Joseph fazia quando criou os exercícios e ministrava as aulas”, diz Débora.

“Temos pacientes jovens e idosos. Alguns são enviados após a fisioterapia, normalmente, por causa de alguma lesão. Mas muitos buscam o pilates para atividade física”, comenta.

Saiba mais

Para ter acesso a maiores informações sobre serviços na Clínica-escola de Fisioterapia da Ulbra Canoas, o telefone (51) 3477- 9198 pode ser contatado de segunda à sexta-feira em horário comercial. Outros dados estão disponíveis no site da Ulbra.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.