Valve revela que SteamOS ainda não chegará aos demais portáteis

A Valve ainda não está pronta para disponibilizar o SteamOS aos demais dispositivos portáteis, mesmo testando as possibilidades e trazendo até suporte aos botões adicionais do ROG Ally – como visto na última atualização do sistema operacional.

O PCGamer falou diretamente com o designer da empresa, Lawrence Yang, que confirma que esta chegada não ocorrerá tão cedo assim – ao menos não de forma iminente, como o update sugeria.

O SteamOS ainda não está pronto para sair e ser disponibilizado em outros portáteis, mas nós continuaremos trabalhando em adicionar suporte

Lawrence Yang

Steam Deck
Divulgação/Valve

Mesmo que a Valve não tenha planos de disponibilizar o SteamOS em outros portáteis e nem sequer divulgue uma previsão, é importante notar que se o assunto é discutido internamente – tanto que a atualização com suporte ao ROG Ally veio à tona. Ou seja, é possível que algo esteja sendo trabalhado para levar o sistema até os demais.

Veja mais:

ROG Ally Shad PS4
Divulgação/ASUS

A Valve de olho no mercado de portáteis

Mesmo com o lançamento do Steam Deck em 2022, a Valve continua atenta ao mercado de portáteis e a chegada do SteamOS aos demais pode ser um trunfo que poderia trazer alguns benefícios.

Ainda que abriria as portas para uma concorrência mais forte, já que permitiria ao público poder escolher qual hardware gostaria de ter – em uma hipótese onde todos rodam o mesmo sistema operacional – isso ainda traria lucros por direcioná-los à sua loja digital.

Claro que há desbloqueio e o SteamOS da Valve não é “inviolável”, mas há uma propensão maior dos usuários de outros portáteis se manterem no ecossistema deles ao invés de permanecer com o Windows 11 – que traz compatibilidade com a Epic Games Store, GOG, Amazon Games e diversos outros launchers.

De qualquer forma, a Valve trabalha em um suporte do SteamOS em outros portáteis, mas ainda não há uma data para vermos o sistema operacional chegar nestes. Pode ser algo para vermos em um mês, um ano ou até mesmo nunca.

Fonte: PCGamer

Adicionar aos favoritos o Link permanente.