Seleção Brasileira atinge marca negativa histórica após empate na Copa América

Com o frustrante empate por 0 a 0 na estreia da Copa América diante da Costa Rica, a seleção brasileira igualou um retrospecto negativo que não acontecia há 23 anos. A equipe comandada por Dorival Júnior agora acumula cinco partidas seguidas sem vitórias em competições oficiais.

Seleção Brasileira e Costa Rica se enfrentaram pela primeira rodada da Copa América, no SoFi Stadium, em Inglewood, na Califórnia (EUA)

Brasil e Costa Rica se enfrentaram pela primeira rodada da Copa América, no SoFi Stadium, em Inglewood, na Califórnia (EUA) – Foto: Rafael Ribeiro/CBF

A última vitória foi em setembro de 2023 pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, quando o Brasil, ainda comandado por Fernando Diniz, venceu o Peru por 1 a 0 fora de casa. Na ocasião, Marquinhos, após escanteio cobrado por Neymar, fez o gol da vitória.

Retrospecto da seleção

O Brasil vinha de quatro jogos sem vencer, com todas as partidas válidas pelas Eliminatórias.

O empate com a Venezuela e derrotas para Uruguai, Colômbia e Argentina, foram acrescidos com o amargo empate por 0 a 0 diante da Costa Rica.

Somando todos os compromissos da Seleção neste período, o Brasil conseguiu vencer duas vezes, porém em amistosos, contra Inglaterra e México.

Seleção superou a Inglaterra em amistoso – Foto: Rafael Ribeiro/CBF/ND

Entre 2000 e 2001, a Seleção chegou a ficar seis partidas sem vencer. Na ocasião, em confrontos da Copa das Confederações, Eliminatórias e Copa América, empatou com Canadá e Japão e perdeu para França, Austrália, Uruguai e México.

Neste período, Emerson Leão foi demitido, e Luiz Felipe Scolari, contratado para o lugar dele. No final, Felipão terminou levantando o pentacampeonato mundial.

Brasil sob o comando de Dorival

Vale ressaltar que a partida diante da Costa Rica foi o primeiro duelo oficial da equipe agora comandada por Dorival Júnior.

Anteriormente, o técnico da seleção havia comandado a equipe em quatro oportunidades, obtendo duas vitórias e dois empates.

Mesmo com retrospecto negativo da Seleção Brasileira, Dorival Júnior está invicto sob o comando do Brasil- Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Os comandados do técnico agora voltam as atenções e iniciam a preparação para o duelo diante do Paraguai, na próxima sexta-feira (28) às 22h.

Diante do próximo adversário, o Brasil possui um retrospecto positivo: não é derrotado desde 2008 em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.