Único sebo do Litoral Norte de SC fecha as portas depois de 21 anos

O sebo Livrusado, localizado em Navegantes, Litoral Norte de Santa Catarina, está fechando as portas depois de 21 anos de funcionamento. O local é o único sebo da região e ficará aberto até o próximo sábado (29).

Com mais de 15 mil livros, a loja pertence ao casal Rubens e Sandra Côrrea, ambos formados em Letras. Antes de abrir o sebo, eles já tinham uma grande biblioteca em casa, mas ela era professora e ele bancário.

Proprietários do único sebo do Litoral Norte, na cidade de Navegantes, compartilham a história do local – Foto: Júlia Finamore/ND

Único sebo da região surgiu do desejo de um trabalho prazeroso

A ideia de abrir um sebo surgiu quando o banco onde Rubens trabalhava deixou de existir. O casal, que morava em Blumenau, no Vale do Itajaí, queria trabalhar com algo que fosse prazeroso.

“Nossos filhos já moravam aqui em Navegantes e eu queria morar na praia. Abrimos o sebo aqui com a nossa biblioteca de casa, mais outros livros que a gente foi angariando durante alguns meses, e começamos, por amor mesmo, a trabalhar, porque a gente gosta muito de livros, de ler.”, contou Sandra.

Único sebo da região surgiu do desejo de um trabalho prazeroso – Foto: Júlia Finamore/ ND

No início, os Côrrea abriram apenas uma sala, mas logo precisaram abrir uma segunda para comportar tudo o que vendiam. Além de livros, o sebo também vende itens como revistas, materiais de artesanato e CDs.

Sebo faz parte da história dos clientes

Sandra conta que o ápice do movimento no local sempre foi no verão e em julho. O fluxo é redobrado por causa da quantidade de pessoas que vem passar as férias na região.

“As pessoas que vinham das outras cidades passar férias nas suas casas, vinham nos visitar. Até hoje ainda vem. Nós temos clientes assim, fiéis de mais de 20 anos.”, destaca a proprietária.

Único sebo do Litoral Norte faz parte da história dos clientes – Foto: Júlia Finamore/ ND

Rubens conta que nesses mais de 20 anos de história no sebo, ele tem clientes que frequentam a loja desde a infância e, atualmente, frequentam o local com seus filhos.

“Tem um caso de um cliente nosso, que vinha aqui de criança, hoje em dia ele é escritor, escreve poesia e livro, ele diz; ‘Graças ao sebo, que eu estou escrevendo hoje, porque na época só tinha biblioteca da escola, não tinha acesso à livraria por causa dos preços. Apareceu o Sebo e foi a salvação da minha vida!’, isso é muito interessante para a gente.”, conta o proprietário.

Pandemia da Covid-19 prejudica movimento no local

Após a pandemia da Covid-19, em 2020 e 2021, os negócios começaram a decair. Foi nessa época que a loja começou a vender itens de artesanato. Para Rubens, isso se deu por causa da facilidade das compras na internet.

Apesar disso, o empresário não se arrepende de todos esses anos investidos com os livros. Ele conta que ele e a esposa fizeram muitas amizades e tiveram a oportunidade de conversar com várias pessoas interessantes.

“Além do contato diário com os livros que é que era nossa paixão, o contato com os clientes, as amizades que a gente fez, que são para a vida toda. Hoje em dia a gente vai em algum lugar e dizem ‘ah, seu Rubens lá do sebo, dona Sandra de sebo!’, isso é muito legal.”, Rubens conclui.

Pandemia da Covid-19 prejudica movimento no único sebo da região – Foto: Júlia Finamore/ ND

Sandra conta que os anos no sebo foram gratificantes e destaca que também fez amizades sinceras. Porém, ela está pronta para a nova fase da vida com o marido.

“Nós somos caminhantes natos. No ano passado, fizemos o caminho de Santiago de Compostela. Esse ano não vai dar, mas o ano que vem vamos fazer novamente, vamos sair de Lisboa até Santiago. Então, queremos aproveitar o restinho de vida que temos com saúde.”, conta a proprietária do sebo Livrusado.

Sebo segue funcionando até sábado

Localizado na avenida João Sacavem, 52, no Centro de Navegantes, o sebo segue funcionando até o próximo sábado. Desta terça (25) até sexta-feira (28), o horário de funcionamento é de 8h30 às 12h, e das 13h30 às 18h. Já no último dia, funcionará das 8h30 até 12h30.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.