Adaptador do PSVR 2 para PC é criticado em análises

Já disponível para compra, o novo adaptador que permite que o PSVR 2 funcione no PC veio acompanhado por diversas críticas. Elas envolvem desde questões de compatibilidade até o fato de que o processo de instalação do headset não é tão fácil quando deveria ser proporcionado pelo adaptador.

Segundo o The Verge, enquanto o dispositivo possui uma boa qualidade de tela e recursos avançados, seu software ainda carece de ajustes. Com isso, jogar Half-Life Alyx se mostra uma experiência “assustadora” — não pelos conteúdos do game em si, mas pelos glitches frequentes que ele acaba apresentando.

Meu Quest 3 transmite esse jogo quase perfeitamente do mesmo PC dentro da mesma sala, e ainda assim meu PSVR 2 tem dificuldades mesmo com um cabo físico para ajudá-lo”, explica o analista Sean Hollister. Ele destaca que diversas pessoas que compraram o acessório estão relatando experiências semelhantes na internet.

Adaptador do PSVR 2 foi feito cortando custos

Hollister afirma suspeitar que o principal problema do adaptador do PSVR 2 é o fato de ele claramente ter sido feito pensando em “cortes de custo”. Com tamanho pequeno, ele reúne as conexões USB-A e Display Port do PC, permitindo a conexão do headset de realidade virtual com um cabo USB-C próprio.

Além de aparentemente não ser feito com componentes de alta qualidade, o produto também traz várias restrições sobre quais tipos de cabo ele pode trabalhar. Dependendo da opção Display Port utilizada (um cabo não é fornecido pela fabricante), os usuários podem acabar se vendo incapazes de estabelecer uma conexão estável ou de sequer fazer o produto funcionar.

Adaptador do PSVR 2 para PC é criticado em análises
Foto: Divulgação/PlayStation

O site também criticou o fato de que não há qualquer adaptação dos controles do PSVR 2, que precisam ser conectados ao PC via Bluetooth — mas só podem ser atualizados via USB-C. O The Verge afirma que o dongle oficial vendido pela Sony só funciona em placas-mães cujas conectividades Bluetooth nativas tenham sido desabilitadas, mas mesmo isso pode levar a problemas de compatibilidade e conexão.

Veja mais

Para completar, o PSVR 2 ainda parece ter problemas em acessar o overlay do Steam e só permite controlar os recursos do SteamVR usando controles por movimento. Assim, enquanto é possível dizer que o headset funciona com computadores, isso vem ao custo de muitos esforços e resulta em uma experiência que ainda precisa de muitas atualizações para ser considerada satisfatória.

Fonte: The Verge

Adicionar aos favoritos o Link permanente.