RTX 4090D com 48GB: empresas chinesas adicionam memória em GPUs RTX 40

Empresas chinesas de computação em nuvem e IA estão usando versões modificadas de GPUs RTX 40 com muito mais memória VRAM. A informação não é oficial, mas vem de uma fonte conhecida por oferecer informações corretas sobre o mercado de tecnologia da China.

Enquanto modificações na memória de placas de vídeo não chega a ser novidade, são impressionantes os incrementos de VRAM que estão sendo reportados nessas GPUs. A RTX 4090D aparece com 48GB GDDR6X, enquanto a RTX 4080 Super alcança 32GB. Os posts vêm de @bdsqlsz, no Twitter:

O autor dos tweets menciona até o preço de uma RTX 4090D com 48GB: US$ 2.500. É bem caro, mas ainda mais acessível que uma A6000 realmente feita para HPC. Além disso, o usuário reporta que servidores com essas GPUs estão aproveitando para “alugar computação” – usar uma RTX 4080 de 32GB, por exemplo, sai por US$ 0,03 por hora.

Essas soluções inesperadas para GPUs são parte do esforço de empresas chinesas para conseguirem mais poder computacional no meio das sanções impostas pelos EUA. A própria RTX 4090D foi concebida como uma alternativa para a Nvidia poder vender produtos à China, mas vai também sofrer com o veto do governo.

Contrabando e modificações de GPUs ficam comuns na China

Infelizmente não temos imagens das GPUs modificadas com mais memória. Isso faz sentido, uma vez que essas operações não são exatamente legais ou autorizadas. O pessoal do WCCFTech especula que provavelmente os modders fizeram um novo PCB para comportar tanta memória nas placas. Assim, seria necessário também um mecanismo novo ou modificado de resfriamento para acompanhar o aquecimento extra.

Notícias relacionadas:

Provavelmente veremos cada vez mais soluções criativas aparecendo na China, enquanto o país enfrenta as duras sanções dos EUA contra seu desenvolvimento em IA e tecnologia. Além da criativa customização de GPUs, o mais tradicional contrabando parece estar servindo como uma opção também para as companhias da região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.