
A arquitetura RDNA 4 das GPUs AMD é o foco total da fabricante neste momento, com todos os esforços de seu time de pesquisa & desenvolvimento trabalhando em prol de avanços que ela trará ao mercado – ao invés de trazer novos hardwares com RDNA 3 ou 3.5.
Há alguns dias foi revelado que a empresa estava trabalhando nos modelos Radeon RX 7300 e Radeon RX 7400 – duas placas de vídeo de entrada, usando o chip Navi 33. No entanto, os planos foram cancelados para trabalharem intensamente na nova estrutura.

Ao Benchlife, uma fonte da indústria afirmou que não serão criadas novas GPUs AMD da geração atual para que a equipe possa focar inteiramente no desenvolvimento da arquitetura RDNA 4. Ou seja, dê adeus para a ideia de ter uma placa de vídeo da geração atual com preço abaixo de $200 – ao menos por enquanto.
A Radeon RX 7400 e RX 7300 atualmente não estão na lista de desenvolvimento de nenhum dos parceiros AIB. Este é o fato que chegou até nosso conhecimento. Como mencionado anteriormente, todos estão ocupados com a próxima geração das placas gráficas Radeon baseadas na arquitetura de GPU RDNA 4
Veja mais:
- AMD realizará apresentação na gamescom 2024
- GPUs AMD RDNA 4 vão incorporar nova engine de Ray Tracing
- Gameplay AMD Ryzen 7 9700X: vamos jogar com o novo processador!

Lançamento de GPUs AMD com RDNA 4
Rumores apontam que a AMD trará as placas de vídeo Radeon RX 8000 – baseada na arquitetura RDNA 4 – ainda no primeiro trimestre de 2025. É possível que os modelos sejam anunciados na CES 2025 e disponibilizados ao público logo depois.
Um desafio que eles enfrentarão é que esta será a mesma previsão trabalhada pela NVIDIA para suas GPUs GeForce RTX 50 “Blackwell”. Caso cheguem na mesma época, é possível que vejamos um intenso conflito de custo/benefício entre as duas grandes fabricantes.

As próximas GPUs AMD
As placas gráficas AMD com RDNA 4, de acordo com os vazamentos, virão em duas versões: com GPUs Navi 44 e Navi 48. A última será utilizada em hardwares topo de linha, enquanto a primeira será vista nos produtos mainstream.
Os mesmos vazamentos apontam que as GPUs Navi 48 terão um desempenho similar ao visto na Navi 31, chegando com um preço entre $400 e $500. Já os chips Navi 44 podem trazer um desempenho semelhante ao Navi 32, com preço abaixo dos $350.
Fonte: WCCFTECH