Por que estes objetos podem acumular diversos tipos de bactérias?

Objetos como celulares e garrafinhas de água fazem parte de uma vasta cadeia de contaminação causada por bactérias – iStock/Getty Images

Créditos: Getty Images/iStockphoto

Garrafinhas de água, celulares e outros objetos cotidianos podem abrigar mais de um milhão de bactérias, apontam estudos recentes sobre o tema. Ainda que muitas dessas bactérias sejam benéficas, as patogênicas podem causar doenças. 

Desde o solo e a água do mar até dejetos radioativos, existem milhares de tipos de bactérias que habitam diversos ambientes. Muitas dessas bactérias cosmopolitas entram em contato com a pele, vias respiratórias, boca e nos tratos digestivos, reprodutivo e urinário do corpo humano.

Qual a solução para evitar doenças causadas pelas bactérias? Práticas simples, como lavar as mãos regularmente com água e sabão após o contato com objetos públicos, e a limpeza e desinfecção periódica de objetos de uso frequente, são eficazes na prevenção de contágios por bactérias.

Objetos que acumulam bactérias

Além disso, é prudente evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como escovas de dentes, toalhas e utensílios de cozinha, a fim de reduzir o risco de transmissão de bactérias.

Vale lembrar que as bactérias de pele não são apenas preocupantes em relação a infecções, mas também podem causar otite, conjuntivite, laringite e doenças mais graves, como gastroenterite.

Ou seja, ao tocar objetos frequentemente, cumprimentar pessoas e manusear dinheiro, as mãos se tornam uma relevante fonte de transmissão de germes. Por isso objetos como celulares e garrafinhas de água podem fazer parte dessa cadeia de contaminação. Especialistas reforçam também que, além da higienização, é recomendado evitar o uso desses objetos em ambientes como banheiros e mesas de refeições.

Veja também: A razão pela qual você NUNCA deveria levar o celular para o banheiro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.